Dark Store é um modelo comercial diferente de qualquer outro, não se comparando aos modelos híbridos ou de comércio eletrônico. Uma Dark Store, ou também chamada de loja escura, é basicamente uma loja física que foi fechada e transformada em um centro para operações de atendimento.
Em outros termos, a Dark Store é um ponto de distribuição não aberto ao público, o que permite mais espaço para o inventário da loja e para o atendimento rápido e preciso dos pedidos. Algumas das muitas vantagens das Dark Stores é que elas oferecem aos compradores recursos e opções como a compra de produtos online, entrega no mesmo dia ou retirada na loja.
Entretanto, o conceito de Dark Store não é algo recente. Algumas empresas vêm implementando variações deste processo. Ainda mais porque as lojas físicas têm lutado durante os lockdowns, o que fez com que o número de Dark Stores crescesse de forma significativa durante o ano passado.
Mas como funciona na prática uma Dark Store? Bom, para começar, um requisito básico é que ela esteja localizada perto da base de clientes. Outro fator importante para o início é que as Dark Store operam para atender a demanda online, nesse sentido, a digitalização e a automação são fundamentais para o sucesso desse modelo comercial, isso significa que um sistema robusto de software de inventário, uma equipe eficiente e um layout de loja otimizado para coleta rápida são os pontos principais para ter uma Dark Store bem-sucedida.
Atentando-se às recomendações sobre localização, software de inventário, equipe eficiente e a layout de loja, passemos para outra parte importante, o processamento de pedidos. O processamento de pedidos nas Dark Stores é bastante parecido com os passos tomados para o atendimento de pedidos em depósito, porém em uma escala inferior.
Na ordem, acontece da seguinte maneira: os pedidos online são recebidos e processados, depois são enviados eletronicamente para o chão de fábrica, os funcionários selecionam as mercadorias do pedido e, por fim, os pedidos são embalados e enviados ao cliente. Para entrega dos produtos, existem três principais formas, por exemplo, drive thru, a retirada na loja e a entrega em domicílio.
Se ainda não se convenceu de que ter uma Dark Store é vantajoso, saiba que esse modelo comercial reduz custos, pois não há gastos com design e layout de loja para atrair ou impressionar os clientes. Fora isso, é possível gerenciar melhor o estoque, ter uma variedade maior de produtos, ter uma distribuição melhor e uma entrega mais rápida. Também é uma vantagem o maior alcance de clientes, já que seus produtos estarão disponíveis online para todos, 24h por dia, 7 dias por semana.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista!