A gestão de pessoas é muito importante para todo o tipo de negócio, seja qual for o tamanho e o setor. Não dar atenção devida aos diversos problemas que uma má gestão pode criar para o ambiente de trabalho gera graves e sérios prejuízos.
Os prejuízos são inumeráveis e podem significar elevados custos trabalhistas com demissão do antigo funcionário e contratação do novo, queda da motivação no ambiente de trabalho entre os funcionários que permaneceram, queda na qualidade dos serviços prestados ao cliente, sobrecarga de outros funcionários pela falta de mão de obra, menor retorno sobre o investimento nos funcionários, perda da produtividade e desempenho, e tantos outros prejuízos.
No setor varejista, especialmente o supermercadista, os funcionários de quase todos os setores têm contato direto e constante com os clientes. Essa parte de atendimento no supermercado centraliza etapa mais importante para o sucesso das vendas. De uma forma ou de outra, seja para garantir que o seu funcionário fique na empresa ou para que o seu cliente seja bem atendido, é importante que os seus trabalhadores estejam satisfeitos. Diante disso, procure remunerar adequadamente, garantir o bem-estar no local de trabalho, assegurá-los todos os direitos, tratá-los com respeito e empatia.
Outro ponto importante que deve ser levado muito a sério é o setor de recursos humanos, responsável pelas contratações. É necessário que eles estejam preparados para identificar e reter talentos bem como para selecionar os candidatos qualificados para a vaga. A parte da contratação é crucial na diminuição da rotatividade, porque é nesta oportunidade que o candidato será avaliado sobre o cumprimento dos requisitos para ocupação da vaga e também conhecerá as regras da empresa, o que a empresa espera dele, quais são suas responsabilidades e obrigações, seus direitos, os valores do local onde trabalha e etc. Essa etapa já eliminará muitos dos possíveis funcionários que aumentariam a rotatividade. Neste momento, contar também com uma equipe jurídica para orientar faz toda a diferença. A sua equipe jurídica pode orientar na elaboração de normas de conduta internas da empresa, por exemplo.
Repare no seu dia-a-dia que alguns dos principais motivos para a alta rotatividade no supermercado são baseados no desconhecimento. E desconhecimento se combate com informação. O ideal, então, é que seu funcionário esteja muito bem informado a respeito de tudo o que a empresa espera dele e que esteja qualificado para exercer as suas funções.
Falar de desconhecimento é algo muito delicado para o setor supermercadista no tocante a rotatividade, isso porque, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados, cerca de 50% dos supermercadistas têm dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. Isso significa que há uma lacuna a ser suprida, que é a qualificação. Claro que há como um indivíduo buscar qualificar-se antes de ocupar uma vaga, mas independentemente de uma iniciativa de um particular, a sua empresa precisa de funcionários e, eventualmente, ou quem sabe na maioria das vezes, será necessário ensinar tudo a respeito de uma função para o seu colaborador.
Vale pontuar outra situação recorrente. É bastante comum que as pessoas busquem o primeiro emprego no setor supermercadista, principalmente pela possibilidade e até costume, de ensinar o funcionário de acordo com o estilo de trabalho da empresa e as demandas que a função exige. Para alguém que está conquistando o primeiro emprego, é natural e até esperado que, após um algum tempo, talvez um curto tempo, este funcionário largue esta função em busca de um outro emprego. Este é o famoso caso em que um cargo é usado como um trampolim.
Existem ainda outras causas para a alta rotatividade, como por exemplo, uma proposta encantadora da concorrência, que oferece ao seu funcionário um salário melhor, um melhor gerenciamento, mais incentivos ou simplesmente que é mais perto de casa. Para combater isso, como administrador, é necessário ficar atento para descobrir se seus funcionários estão sendo capturados pela mesma proposta e o que fez com que eles a aceitassem. Se os motivos disserem respeito a algo particular de cada funcionário, não há muito o que fazer. Entretanto, se os motivos estiverem ligados a sua empresa, como por exemplo, críticas à gestão, má remuneração, sobrecarga de trabalho, e outros, você saberá exatamente o que melhorar.
É importante também tocar no ponto sobre a jornada de trabalho. Humanamente ninguém aguenta rotinas cansativas por muito tempo. Pessoas não são máquinas e não podem sustentar jornadas árduas de forma consistente. Por isso, a gestão não pode cobrar de seus funcionários metas não realistas. Isso apenas causará grandes transtornos e frustração a todos, pois metas não realistas são inatingíveis. Funcionários frustrados e cansados fisicamente tendem a se atrasar, faltar ao emprego com mais frequência, o que pode ocasionar demissão seja ela voluntária ou não.
Muitas vezes o seu funcionário pode te surpreender. Eventualmente existirá algum talento ou uma boa ideia em um dia comum de trabalho. Mesmo no emprego de salário mais baixo dentro da sua empresa, existe muita gente inteligente e promissora que pode entender muito melhor sobre a atividade do que os gerentes. São essas pessoas que podem ter ideias para tornar um processo mais rápido, mais barato ou mais agradável. É importante ouvi-las e necessário que o gestor tenha capacidade de enxergar estes talentos no local de trabalho. Mas caso isso não aconteça, se o ao contrário disso o funcionário leva um balde de água fria, ele será desencorajado a dar o seu melhor para a empresa e provavelmente isso terá algum impacto coletivo nos demais funcionários no quesito desmotivação. Não preciso ressaltar que esta é também uma oportunidade incrível para enxergar líderes natos e pessoas que podem acrescentar muito a sua empresa, ao mesmo tempo em que, por uma simples atitude, este funcionário pode simplesmente se tornar mais um na estatística de alta rotatividade.
Os segredos para combater a alta rotatividade estão relacionados, todos eles, com o relacionamento entre empresa e funcionário. Na imensa maioria das vezes, a comunicação e a informação resolvem ou diminuem bastante a rotatividade. Seja como for na sua empresa, um olhar atento, dedicado e humano será um ponto-chave na resolução dos problemas.
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