Com certeza um dos desafios de trabalhar com produtos físicos é o espaço que eles ocupam e o dinheiro que eles deixam de fazer quando encalham na prateleira. Nessa situação, o melhor a fazer é uma queima de estoque! Mas é claro que, como a maioria das coisas, há o jeito certo e o jeito errado de se fazer isso.
Produtos encalhados nas prateleiras são ainda mais comuns logo após datas importantes, como Páscoa e Natal, quando encalham os ovos de Páscoa e os panetones que não foram vendidos para as comemorações. É também comum encalhar produtos em épocas de crise econômica, situação em que o produto na prateleira pode estar pesando no bolso de quem precisa comprar o essencial e economizar ao máximo no valor final da conta.
E você bem sabe que produto encalhado na prateleira ou no estoque é dinheiro parado. A queima de estoque tem o objetivo de estimular o giro de mercadorias. Afinal, quanto mais tempo eles ficam armazenados nos depósitos ou encalhados nas prateleiras, maior é o período em que o seu dinheiro fica parado.
Imediatamente quando se pensa em queima de estoque se pensa também em grande redução de preço. Mas na prática, não é tão simples assim. Na verdade é necessária muita preparação e estratégia para fazer uma queima de estoque que dê bons resultados para o seu negócio, e não prejuízos.
O básico para uma queima de estoque de sucesso pode ser definido em 5 passos. São eles:
Passo 1:
Para começar, é necessário escolher uma boa data. Essa escolha pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua queima de estoque. Ao longo do ano, diversas datas movimentam o setor varejista, como por exemplo o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, a Páscoa, o Dia dos Pais, o Carnaval e tantas outras datas especiais e comemorativas. Todas elas têm em comum uma coisa e este é o ponto chave: nestas épocas as pessoas estão mais suscetíveis a compra de novos e diferentes itens.
Sendo assim essas datas comemorativas e especiais que já geram um volume importante nas vendas, são também oportunidades para aumentar ainda mais os lucros. Assim, além de vender os produtos que tradicionalmente já dão certo nessas épocas, é possível fazer a queima de estoque de itens que encalharam no estoque e nas prateleiras.
Não são somente essas datas que são interessantes. Conhecendo o seu negócio, é possível escolher uma época interessante para ter grande adesão do público, ainda que em cenário de crise econômica, pois ainda assim existirá a oportunidade de vender itens em queima de estoque.
Passo 2:
O segundo passo é organizar um plano especial de vendas, pois isso ajudará a evitar imprevistos durante a sua ação. E agora que você já sabe em qual data a sua queima de estoque é possível, é necessário responder algumas perguntas: Quais são os itens que farão parte da ação? como será feita a promoção? quanto tempo durará? como irá divulgar? Perceba que a sua queima de estoque envolverá diversas etapas e que talvez seja necessário contar com o trabalho em equipe para que cada uma delas, desde a seleção de produtos até a divulgação, seja realizada com excelência.
Passo 3:
O prazo é muito importante, e ainda que já tenhamos mencionado isso no passo anterior, sua importância é tanta que merece reforço. Toda queima de estoque de sucesso precisa ter um começo, um meio e um fim bem delimitados. Isso além de facilitar a comunicação entre a sua equipe, também esclarece ao consumidor final quando finda a sua possibilidade de aproveitar a queima de estoque, sem gerar transtornos na relação. Ter um prazo para acabar evidencia ao seu cliente que ele tem uma oportunidade única e que não pode ser perdida. Lembrando também que a queima de estoque que faz o cliente entrar em seu estabelecimento para comprar é também muito valiosa no sentido de poder vender também outros itens, afinal de contas, o seu cliente entrou na sua loja sabendo que ali encontraria excelente preço.
Passo 4:
Para atrair os clientes para a sua loja você precisará comunicá-los de que existe uma queima de estoque no seu estabelecimento. Pense em uma campanha de divulgação que encontre o público que você pretende atingir. É claro que nos moldes atuais uma das formas mais baratas, rápidas e efetivas de atingir o público que se deseja é por meio das redes sociais, inclusive e principalmente através de anúncios pagos e direcionados.
Mas se não faz parte do perfil da sua loja ter uma comunicação online, não tem problema. Ainda dá para fazer do jeito antigo, do jeito offline. Você pode investir na comunicação da vitrine e da fachada da sua loja, seja com cartazes ou adesivos que informam a sua queima de estoque, a porcentagem de desconto ou os itens que estão na promoção. Tudo o que diz respeito ao passo 4 pode ser feito por você e sua equipe ou por uma empresa especializada em marketing da sua cidade.
Pensando agora no passo 3 com o passo 4, isto é o prazo de duração da sua queima de estoque e a divulgação, se você pretende manter a queima de estoque por mais de uma semana vale a pena investir em folhetos, comunicados na rádio e até mesmo outdoor. Seja qual for a sua escolha é importante fazer a conta correta sobre o investimento que será feito, pois ele precisa valer a pena. Lembrando mais uma vez que a queima de estoque de sucesso não pode trazer prejuízos.
Passo 5:
Decore a sua loja para que fique claro que o seu estabelecimento está realizando uma queima de estoque. Isso é útil nos casos em que, por exemplo, o seu cliente não teve qualquer contato com a divulgação de queima de estoque até o momento de entrar na sua loja. Seja por qualquer motivo ele não teve acesso as informações divulgadas nas redes sociais, panfletos, outdoors e etc. Essa decoração é muito útil também no caso de possíveis clientes que estão transitando na frente da sua loja e podem ser direcionados para dentro dela ao perceberem que a queima de estoque está ocorrendo.
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