Organizar o seu hortifrúti faz toda a diferença nas vendas. Mas para fazer uma organização adequada, você deve se preocupar com cada detalhe, pensar estrategicamente o ambiente e atrair clientes de forma natural para ele.
O setor de hortifrúti tem alto potencial de sucesso em aumentar as vendas dos supermercados. Um fator que contribui para isso é o interesse das pessoas em incluir dietas saudáveis nos cardápios das refeições. Em resposta a estes novos hábitos de consumo, comece a preparar algumas ações para despertar o seu interesse e consequentemente, aumentar as vendas.
Expor os produtos de forma agrupada e manter as prateleiras limpas são ideias de arrumação que não deveriam entrar nesta lista, já que isto não é uma distinção, mas sim um requisito. Você sabe muito bem que a concorrência é forte e o que faz a diferença é o cliente escolher o seu supermercado invés de todos os outros. Para que isso aconteça, fazer somente o mínimo certamente não será necessário.
- Qualidade em tudo
Não é só o preço atrativo que faz aumentar as vendas dessa seção. Muitos consumidores estão dispostos a pagar mais simplesmente porque encontraram um ambiente limpo, organizado e, acima de tudo, com produtos frescos de boa qualidade. A qualidade enche os olhos do cliente, e encherá também seu carrinho.
- Empilhamento com bom senso
Cuidado com o empilhamento excessivo. Preste atenção nas características de cada elemento para não os prejudicar. Lembre-se de que as pessoas geralmente escolhem frutas e vegetais pela beleza. Frutas e vegetais bonitos parecem mais saudáveis aos olhos do consumidor.
- Redução de perdas
Falando em produtos com boa aparência, uma forma de evitar os indesejáveis produtos deteriorados é acertando nas quantidades compradas. Para acertar, será necessário analisar suas vendas e fazer uma previsão em cima disso.
Lembre-se que está lidando com produtos de alta velocidade, por isso precisar de uma boa equipe para acompanhar a organização e limpeza das bancas.
- Tudo tem cor
A divisão da exposição dos produtos deve ser feita por classes. Não faz sentido, por exemplo, que as maçãs estejam lado a lado das batatas. Separe frutas, de vegetais, de legumes, de verduras, etc. E dentro de cada classe, crie contrastes de cores. Por exemplo, não coloquem um ao lado do outro produto da mesma cor como abacate, limão, pinha, jaca e goiaba. Todas essas frutas são verdes e não criam contraste de cor alguma na visão do consumidor. Isso torna a exposição menos atrativa e pode até dificultar a percepção do consumidor ao ter dificuldades de encontrar alguns produtos “camuflados”. Prefira por exemplo fazer a seguinte exposição: limão, bananas, goiaba, maçã, abacate, kiwi, pinha, etc. Assim, alternando cores e formas.
- O dia de feira é especial
O tradicional “dia de feira” tem sido uma prática muito comum nos supermercados. Se o seu supermercado já adota, ótimo. Mas se ainda não tem, pense em criar. Essa estratégia é poderosa na atração de clientes. É nesse dia da semana escolhido que promoções diferentes ocorrem.
Por exemplo, se uma cenoura estiver em promoção no dia de feira, você pode criar uma ilha destacando-a na entrada do hortifrúti, sinalizando a sua oferta. Você também pode promover uma degustação estratégica. Em dias insuportavelmente quentes, experimente colocar em degustação as melancias frescas do seu hortifrúti, para despertar o estímulo que falta aos clientes para trazer a fruta para casa.
Com todas essas dicas estratégicas de organização o seu supermercado terá um hortifrúti de impacto. Não se restrinja a essas dicas na hora de organizar o seu hortifrúti, afinal, ideias criativas são sempre bem-vindas e capazes de tornar seu negócio único e atrativo.