Causar uma boa primeira impressão é essencial para cativar novos clientes e aumentar as vendas. A fachada da sua loja com certeza faz parte desse objetivo. Por isso, no artigo de hoje preparamos para você um conteúdo capaz de te alertar sobre os erros que não podem ser cometidos e dicas para acertar.
Para começar, é importante que você saiba que nem tudo que tem um letreiro é uma fachada. Os letreiros são simplesmente as letras que sinalizam algo. Exemplos famosos de letreiros sem fachada são os letreiros de Hollywood, em Los Angeles, e o famoso “M” amarelo do Mc Donald’s.
O que não pode faltar na sua fachada:
- Respeito à legislação
Atente-se as normas antes de enviar sua ideia para produção. É importante pesquisar, consultar sua equipe jurídica falar com outros comerciantes próximos e autoridades responsáveis para saber se existem regras de fachada a serem cumpridas. Não deixe de seguir as regras, pois o descumprimento dessas leis pode acarretar multas pesadas e comprometer sua reputação com o público.
- Identidade visual
Seu negócio precisa de uma identidade visual definida. Considere isso quando for montar a sua fachada. Por falta de tempo ou de orçamento, muitas pequenas empresas não têm marca própria e acabam apelando para uma fachada sem identidade visual. Pode até parecer que ter alguma fachada, ainda que feita com um padrão qualquer, seja melhor do que não ter nenhuma. Mas a verdade é que sua fachada sem identidade visual vai passar batida em meio a tantas outras informações visuais.
- Harmonia visual
Por falar em informações visuais, o excesso delas significa poluição visual. Outro erro bastante comum na confecção de fachadas é o excesso de informação visual, o que torna toda a composição desagradável. Para evitar que isso aconteça, coloque somente o essencial — o que geralmente se resume ao nome e à identidade visual da empresa.
Informações de contato podem até ser incluídas, mas são facilmente dispensáveis. Pense que a intenção da fachada é atrair os consumidores instantaneamente. Muitas informações tendem a confundir os consumidores.
- Cuidado e atualização
Nem toda fachada de loja dura para sempre. Sol, chuva e vento são alguns dos fatores que acabam desgastando o material das fachadas com o tempo. Um exemplo disso é que é muito comum ver por aí fachadas desbotadas, o que traz aparência de descuido. A reposição periódica é essencial para não transmitir essa ideia de abandono e desleixo.
Além disso, por vezes, a fachada que servia para a estratégia inicial da empresa já não serve para os novos valores e ideais. Nesse caso, não hesite em encomendar uma nova, pois a conexão entre a fachada e a empresa é imprescindível para fazer o cliente se sentir instigado a comprar.
- Propaganda honesta
A propaganda enganosa, que é considerada crime, é um dos erros mais graves que pode ser feito em uma fachada. Existem lojistas que utilizam a fachada para esconder informações sobre produtos e pagamentos, o que pode afetar o interesse e respeito dos usuários pelo estabelecimento. Por isso, evite prometer algo que não possa cumprir.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso às melhores informações para o seu negócio.