Você sabe o que é um clube de descontos? Nada mais é do que uma lista de consumidores que se cadastraram e demonstraram interesse em receber ofertas com descontos exclusivos para determinados produtos.
Quando um supermercado cria um clube de compras, a principal ideia é criar uma lista de clientes fiéis e que compram de maneira recorrente. Essa fidelidade tende a aumentar a frequência das compras e, consequentemente, o faturamento do supermercado. Outro ponto interessante é que essa base de clientes pode servir como insumo para a criação de diversos outros produtos e serviços.
Existem quatro principais vantagens para você ter um clube de descontos no seu negócio:
- Conhecer os hábitos de compra do cliente: o clube de descontos provém de um registro detalhado de todas as compras realizadas pelo cliente, que fica associado ao seu cadastro. Com esses dados, utilizando o recurso de inteligência artificial, é possível ter uma noção clara sobre quais são os comportamentos de compra daquele cliente na sua loja, o que lhe permite oferecer a esse cliente ofertas e promoções mais adequadas para cada cliente.
- Fidelizar clientes: o clube de ofertas tem um alto potencial para fidelizar o cliente porque oferece a ele os produtos que deseja com descontos exclusivos e promoções atrativas.
- Poder prever vendas: por conhecer os hábitos do consumidor, saber informações como frequência, quantidade e reação a determinadas promoções e preços.
- Poder de negociação com fornecedores: com dados concretos das vendas de cada produto fica mais fácil negociar preços, descontos e promoções conjuntas com os fornecedores.
O famoso Cashback
Também conhecido como receba seu dinheiro de volta, é a estratégia de dar de volta ao cliente um percentual do valor da compra realizada. Essa estratégia pode ser incorporada ao seu clube de descontos. E existe diversas formas de devolver esse valor:
Opção 1: Dinheiro – Uma das formas mais simples de cashback é a devolução do dinheiro. Essa é a menos usada no varejo, pois não promove o estímulo máximo a novas compras e ainda deixa parte do dinheiro sair do caixa. Afinal de contas, o seu cliente pode pegar esse dinheiro e gastar em qualquer outro lugar que não seja seu estabelecimento. Essa é, portanto, a opção menos vantajosa.
Opção 2: Desconto em compras na mesma loja – consiste em dar um percentual da compra realizada como desconto para próximas compras. Esse valor pode ser usado diretamente na próxima compra ou acumulado ao longo de um período. Essa opção é vantajosa porque estimula seu cliente a voltar ao estabelecimento e realizar novas compras, em um ciclo que se autoalimenta.
Opção 3: Desconto em compras de parceiros – outra forma de realizar o cashback é através do valor como desconto em compras realizadas em parceiros do programa. Em alguns casos, esse sistema é transformado num modelo de pontos que o cliente pode utilizar para complementar ou totalizar o valor da compra realizada no parceiro. Essa opção também é muito vantajosa, porque pode trazer novos clientes, que frequentam o estabelecimento dos seus parceiros, para passarem a frequentar também.
Gostou do artigo de hoje? Aproveite e crie hoje mesmo o clube de descontos do seu negócio!