Você sabe o que são produtos de alto risco? Na realidade supermercadista, os produtos de alto risco (também denominados pela sigla PAR) são aqueles itens responsáveis pelas maiores perdas no seu estabelecimento. Estima-se que, em média, 80% das perdas não identificadas nos supermercados correspondem a produtos de alto risco. Isso é preocupante e merece a atenção que daremos no artigo de hoje.
1 – Identificar os produtos de alto risco
Para começar, é preciso identificar quais são os produtos de alto risco, para então depois estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo. O que torna essa tarefa um pouco mais complicada é que realizar a identificação de quais são os produtos de alto risco não é uma tarefa simples, principalmente se não há o setor de prevenção de perdas no seu supermercado.
Como você já sabe, existem várias causas para perdas no seu estabelecimento. A primeira delas é o furto. Nessa modalidade de perdas, seja o furto interno (realizado por funcionários) ou o furto externo (realizado por cliente), geralmente os itens mais furtados são preservativos, cigarros, aparelhos de barbear, pilhas, chocolates e carnes.
A segunda modalidade de perda corresponde àquela devida ao mau manuseio dos produtos, já que são produtos que sofrem grandes movimentações internas durante o recebimento da mercadoria e a sua reposição nas prateleiras. O resultado é que há uma quebra operacional que resulta na perda. Isso pode acontecer com produtos como frutas, legumes, carnes, verduras, arroz, feijão, açúcar, leite, farinha, etc.
Existem ainda outras formas de ocorrerem perdas, como por exemplo as perdas derivadas de erros operacionais e as perdas derivadas de erros administrativos.
Seja qual for a origem da perda, a forma mais apropriada para identificar quais são esses produtos de alto risco é através de relatórios de inventário e da curva ABC da perda.
2 – Recebimento de mercadorias e armazenamento no estoque
É importante e necessário que todos os produtos da sua lista PAR sejam conferidos no momento do recebimento das mercadorias, que nesta hora esteja presente um colaborador de Prevenção de Perdas, e que se possível ainda exista um monitoramento por câmeras de vídeo. Todas essas medidas reduzirão as perdas, seja por furtos dos funcionários que recebem as mercadorias, seja por mau manuseio no momento de descarregar os produtos e no armazenamento no estoque. Essas medidas também são muito eficientes para prevenir fraudes, como os desvios de mercadoria.
3 – Área de vendas
Na área de vendas, onde seus clientes têm acesso e os funcionários também, é possível estabelecer uma Política de Etiquetagem antifurto, que protege os produtos de perdas dessa origem. Aqueles produtos que têm um alto índice de perdas, mesmo com o uso das etiquetas, podem precisar de confinamento. Uma forma de fazer isso é colocando à exposição na prateleira somente a caixa do produto e guardando-o em um estoque de acesso restrito. Além disso, é recomendável que periodicamente sejam contados os produtos através do inventário rotativo, com objetivo de identificar perdas e atuar preventivamente.
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