Qualquer empreendedor pode facilmente confirmar um de seus maiores desejos é ser o melhor da sua categoria. Mas a verdade é que, quando o assunto é se destacar dos concorrentes, a maior parte dos empreendedores fica para trás. O mercado está e continuará cada dia mais agressivo e competitivo, e assim, naturalmente a disputa pelos melhores resultados será maior. O único jeito de sair no topo nessa corrida é se estruturar e moldar seus negócios.
No artigo de hoje preparamos 5 grandes estratégias para você chegar ao topo e superar seus concorrentes. Confira!
- Conheça sua concorrência
Essa é aquela clássica e necessária “conheça seus inimigos”. Para vencer uma competição, é claro que você precisa conhecer seus concorrentes, não dá para contar com a sorte. Com perguntas simples e certeiras, você poderá conhecer seus concorrentes. Sugerimos as seguintes perguntas: Quais produtos e serviços prestados pelo concorrente? Quais são os valores de venda? No que eles são bons? No que eles são ruins? O que os clientes estão comentando sobre eles na internet? Eles têm um site bom? Eles têm presença nas redes sociais? Estas são informações interessantes para se ter sobre seus concorrentes. Conforme for seu cenário e seu segmento, acrescente mais perguntas que julgar necessárias. Conhecendo o seu concorrente dessa forma, você será capaz de perceber em que pontos o seu negócio está inferior e precisa melhorar, e até mesmo quais são seus diferenciais, para então valorizá-los em divulgações, por exemplo.
- Entenda seu diferencial competitivo
Por falar em diferencial, é através da sua pesquisa sobre o concorrente que você vai conseguir descobrir se algo que seu negócio oferece é comum e padrão ou raro e valioso. Mas, se as perguntas anteriores não mostraram o seu diferencial, tente mais uma vez com as seguintes perguntas: O que você oferece que a sua concorrência não oferece (mix de produtos, experiência de compra, pós-venda, garantia, etc)? Onde eles erram e você acerta?
- Defina seu público-alvo
Não é excesso reforçar que você precisa saber qual é o seu público-alvo. Saber disso de forma clara é obrigatório.
Qual é o grupo de pessoas que compra do seu negócio? Do que ele gosta? O que ele não gosta? Qual a faixa de renda dela? Tendo analisado essas e outras perguntas sobre a persona que frequenta e compra do seu estabelecimento, você consegue moldar todos os pontos de contato com as pessoas que são mais propensas a comprar de você (desde uma publicidade no Instagram até o atendimento na loja). Informações sobre seus clientes são valiosas, por isso, se você ainda não tem acesso às respostas para as perguntas acima, você pode solicitar que seus clientes respondam algumas perguntas em troca de algum desconto ou cupom, afinal, eles gastaram tempo ajudando o seu negócio.
- Agregue valor à sua marca
Ter impacto é para poucos, só para os melhores. Se você quer se encaixar nessa minoria, é necessário investir em um nome forte e impactante, logo e identidade visual (uma representação gráfica de sua empresa) significativas. Faça com que seu cliente lembre de você pelas suas cores, pelo slogan, pelo mascote. Seja lembrado como alguém importante.
- Desenvolva estratégias de marketing certas
Podem fazer mil rodeios e sofisticações de marketing, mas a verdade é que uma estratégia de marketing eficiente deve focar em criar um relacionamento com o cliente, oferecer conteúdo de qualidade e destacar seu produto. Fazendo essas três coisas, sua estratégia de marketing será eficiente e te trará resultados positivos.
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