O marketing de experiência é uma estratégia capaz de envolver o público de forma emocional, com o objetivo de atrair, engajar e fidelizar clientes por meio da criação de experiências memoráveis, inovadoras e imersivas, capazes de envolver o público emocional e fisicamente e de gerar diferentes estímulos sensoriais para estabelecer vínculos afetivos e promover a marca.
Essa estratégia está baseada em promover uma série de ações que despertem o interesse das pessoas em relação à empresa, fazendo com que elas se identifiquem com seus valores e se tornem clientes fiéis. Isso é possível porque o marketing de experiência é uma tática eficiente para aprimorar a experiência do cliente não apenas no momento da compra, e sim durante toda a jornada que ele percorre desde antes de ele se tornar cliente até depois de ele adquirir um produto ou serviço.
Pilares do marketing de experiência
- valor: a identificação que a pessoa sente ao adquirir um produto de seu supermercado;
- verdade: o negócio deve cumprir o que ele promete para gerar um vínculo mais forte e duradouro com o cliente;
- vontade: esse ponto está intimamente ligado com a verdade, pois, ao oferecer uma experiência ao cliente, este sente vontade de vivenciá-la novamente.
Vantagens geradas pelo marketing de experiência
Maior fidelização: quando a sua empresa proporciona uma experiência memorável para o seu cliente, este cliente se envolveu emocionalmente e muito provavelmente vai compartilhar isso em indicação para outras pessoas, como o famoso boca a boca ou até mesmo pelas redes sociais. O que interessa para a empresa é que essa conexão forte criada com um único cliente tem alto potencial para gerar conexões com muitos novos clientes de forma natural, sem necessidade de grandes investimentos em marketing para isso.
Maior identificação: Antes de aplicar as técnicas do marketing de experiência, você vai precisar entender quem é o seu público e quais são as suas preferências. Justamente por isso, as estratégias adotadas tendem a gerar identificação com a marca, contribuindo para que as pessoas estejam conectadas com o propósito de seu negócio.
Feedbacks mais numerosos e positivos: É de se imaginar que clientes fiéis satisfeitos naturalmente oferecem mais feedbacks. A partir disso, o supermercado tem a oportunidade de adotar melhorias no atendimento e nas estratégias elaboradas, uma vez que a percepção que o seu público tem é a que mais deve ser considerada.
Consistência de marca: Consistência é essencial para envolver clientes e potenciais clientes. Podemos afirmar isso porque ao compartilhar os mesmos valores, a marca consegue construir uma boa reputação e melhorar, de forma constante, a percepção de todos à sua volta. Ter uma identidade notória é muito relevante para o seu negócio. Muitas empresas conseguem ter a consistência de marca ao perpetuar em todas as estratégias, os seus valores principais. Um gigantesco exemplo disso é a Coca-Cola, que escolheu como valores felicidade, família, amigos e momentos compartilhados. É por isso que o seu produto é naturalmente lembrado quando você vai para um almoço de domingo, uma festa entre amigos, festas de fim de ano, etc. O interessante disso é que a marca não está a todo instante com comerciais na tv, outdoors, anúncios de rádio etc. Mas ela conquistou a maior das conquistas, a de ser sempre lembrada, e melhor ainda, por experiências positivas atreladas aos valores que escolheu. Claro que esses valores não estão naturalmente atrelados a um refrigerante, afinal, ninguém sente a mesma lembrança marcante com outra marca de refrigerante concorrente. Essa é a prova de que o marketing pode sim gerar para o seu negócio a consistência de marketing.
Como colocar em prática o marketing de experiência?
Conheça seu público
O primeiro passo é compreender a forma de perceber as experiências. Conforme abordamos, é preciso, inicialmente, conhecer o seu público para investir nessa estratégia. Isso é importante de ser avaliado e considerado, porque uma ação que deu muito certo em determinado negócio pode não ser tão efetiva no seu. Nesse sentido, considere o cenário da sua empresa. Por isso, avalie se a equipe é treinada para oferecer um bom atendimento ao cliente, analise a necessidade de um profissional integral que possa acompanhar o tratamento com o público, além de deixar alinhado de forma clara o que o supermercado espera de cada uma das pessoas que trabalha ali.
Inovação ilimitada
O segundo passo é entender que você deseja oferecer uma experiência inesquecível para quem frequenta o seu espaço e, para que isso ocorra, a inovação é indispensável. Quando falamos de inovação, não há limites para a aplicação de medidas inovadoras, seja pela forma de expor o produto, de passar os itens no caixa, de consultar preços, etc. Sempre é possível mudar algo para melhor, mais atrativo, curioso ou intuitivo.
Diversifique os canais
A diversificação dos canais de comunicação é essencial. Esteja presente o quanto mais. Claro que, para ter bons frutos com as redes sociais, o conhecimento de seu público é uma premissa básica para investir nessa ação. Não basta estar presente em uma rede social, se a sua persona não está ali presente, se o seu cliente não se identifica e não gosta de quem ou o que está sendo passado ali. Se isso acontecer, você investirá tempo e dinheiro em algo que não trará retorno. Tudo pode gerar identificação, como adotar o tom de voz que seja similar ao de seus clientes. Isso gera aproximação e contribui para que haja mais engajamento, independentemente da plataforma.
Com as redes sociais é possível também fazer ações que envolvam tanto a estrutura física quanto os seus canais digitais. A exemplo disso, é possível realizar lives com desconto, trazer cupons nas suas ferramentas e realizar promoções que envolvam a criatividade de sua audiência.
Defina por quais valores seu negócio quer ser lembrado
Por último, porém não menos importante. Na verdade, esse tópico traz relevância e originalidade para o seu negócio mais do que tudo que foi dito. É este ponto que deve basear todas as decisões e estruturas do seu empreendimento. É possível que a sua empresa já tenha os valores, mas mais que isso, é necessário que qualquer um, dentro ou fora da empresa, cliente fiel ou novo, saiba ao ver o seu empreendimento o que a sua marca carrega.
Como você quer que o seu negócio seja percebido e lembrado? Jovem, divertido, familiar, conservador, moderno, tecnológico, exclusivo, popular, gourmet, especializado etc. Quais sentimentos são a cara do seu negócio? Felicidade, diversão, euforia, paz, serenidade, aventura, nostalgia etc. Se o seu negócio fosse uma pessoa, o que ela consideraria como a coisa mais importante na vida? Família, amigos, saúde, paz, respeito, fama, dinheiro. Todas essas reflexões precisam e vão se transformar em pressupostos para todas as ações do seu negócio, e assim, ele será lembrado onde quer que seja.
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