Conversational commerce é um termo que se refere a qualquer tipo de conversa em tempo real entre marcas e clientes em aplicativos de mensagens, seja através de chatbots, inteligência artificial ou pessoas, cujo objetivo é vender ou comprar.
O Conversational commerce surgiu da busca incessante por maneiras mais práticas de desenvolver um bom relacionamento com o consumidor. A partir disso, foram introduzidas formas de compra por comando de voz ou a partir de conversas em texto, ou seja, formas mais rápidas, práticas e eficientes de pesquisar por produtos e/ou fazer compras.
É claro que com o cenário de pandemia, modelos como o conversational commerce se tornam ainda mais atraentes, visto que existem algumas limitações de deslocamento até uma loja física, e até mesmo certo comodismo no gosto popular de agora comprar sempre que possível pela internet. Por isso, essa digitalização do jeito de comprar é cada dia mais atraente para os consumidores de diversas idades.
Na prática vemos o conversational commerce em chatbots para compras no site, para compras pelo WhatsApp e no uso de dispositivos como o Google Home e a Alexa (da Amazon), por exemplo.
E de que forma o varejo pode se beneficiar do conversational commerce? É o que veremos a seguir.
Com a automação do relacionamento com o cliente por meio do conversational commerce, é possível escalar o atendimento, atender muito mais clientes ao mesmo tempo, o que por consequência permite que as empresas acelerem seu crescimento. A outra parte boa é que mesmo com os chatbots, cada conversa é personalizada. Ainda que seu chat seja humano, isso já é um diferencial, pois os consumidores atualmente dão preferência para lojas que possuem um atendimento facilitado antes, durante e após a compra.
Fora isso, a digitalização leva ao aumento da capacidade de entender o comportamento dos clientes e personalizar o relacionamento. Como reflexo disso, ocorre um aumento nas vendas e na satisfação dos clientes.
Se você acha que o conversational commerce é uma onda passageira, é importante que você saiba que a ideia de comprar por comando de voz já está no mercado há alguns anos, mas agora ganhou muito mais força e aceitação. É importante observar também que o consumidor se tornou muito mais digitalizado durante a pandemia e que boa parte desse comportamento não voltará ao que era antes da crise.
Por tudo isso, o fluxo natural é de aumento da digitalização e da busca por velocidade e eficiência. Tudo isso é oferecido pelo modelo de conversational commerce. Se você acredita que é possível ignorar o conversational commerce, você corre um grande risco de ser passado pela concorrência muito em breve, além é claro, de perder a oportunidade de lucrar muito mais com a escalabilidade deste modelo.
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