O seu supermercado ainda não tem um perfil no Instagram? Você precisa fazer imediatamente! Seu negócio está perdendo uma grande oportunidade de conquistar e fidelizar clientes com o uso de Instagram para supermercados. Atualmente, o Instagram é a quinta rede social do mundo, contendo mais de um bilhão de usuários ativos por mês. Por isso, estar presente nessa mídia é uma excelente alternativa para que os supermercados se aproximem de seus clientes fiéis e capte novos clientes também.
Mas depois de criar um perfil, o que se deve postar? Bom, pensando em responder às suas perguntas, preparamos o artigo de hoje. Vejamos:
- Catálogo de ofertas
Sabe aquele encarte impresso com as promoções na entrada do estabelecimento? É possível disponibilizar a versão digital dessa divulgação e colocar o link na bio do perfil, que é o local onde você irá descrever o seu estabelecimento e o acesso é fácil para todos os seus seguidores. Outra opção vantajosa é disponibilizar em link nos stories, algo também muito fácil e intuitivo de ser feito. Isso irá servir para que o seu público conheça os produtos que estão com preços especiais em determinado dia ou período.
- Divulgação de novidades do supermercado
O Instagram do supermercado também pode servir para divulgar as novidades do supermercado. Nesse tipo de publicação, é mostrado aos clientes novos produtos ou marcas que chegaram às prateleiras do estabelecimento. Nas postagens também é possível divulgar novidades interessantes, como informações sobre programas de fidelidade, novas formas de pagamento, informações sobre delivery, etc.
- Receitas culinárias
Como você deve saber, a maior parte dos produtos de um supermercado é de alimentos. Por isso, é uma boa ideia fortalecer o relacionamento com o público postando receitas culinárias com os produtos disponíveis para venda. Se for possível gravar um vídeo da receita, ótimo! Mas caso não seja acessível, você pode postar a receita como foto e descrever o passo a passo na legenda.
Vale a pena dizer que as receitas que fazem maior sucesso e viralizam no Instagram são aquelas com poucos ingredientes e baixo grau de dificuldade. Receitas como a mousse que leva apenas quatro ingredientes (suco em pó, leite em pó, água e gelatina incolor) e o bolo de flocão, o pudim e outras receitas fáceis fazem o maior sucesso com o público de diversas idades.
- Dicas de limpeza e organização
Além dos alimentos, os produtos de limpeza ocupam grande parte do mix de um supermercado. Por isso, vale a pena investir em dicas de limpeza para casa, como aquelas misturinhas mágicas para limpar o rejunte, com bicarbonato de sódio e água oxigenada ou vinagre, produtos disponíveis em todo supermercado. Outro exemplo de conteúdo interessante quanto aos produtos de limpeza é alertar seus seguidores sobre quais produtos não podem ser misturados. É o caso do desinfetante com água sanitária que gera as chamadas ‘cloraminas’, substâncias tóxicas ao organismo; alvejante com vinagre pode gerar um vapor corrosivo; Água sanitária com vinagre resulta em um gás tóxico; vinagre com água oxigenada resulta em um líquido corrosivo; Água sanitária com álcool pode gerar uma solução tóxica; e por aí vai, são muitas as combinações inapropriadas.
Todo esse conteúdo, de dicas e de divulgação de preços, pode inspirar os seus seguidores a comprarem os produtos que você está divulgando nos posts. Uma boa ideia é variar as publicações, para não criar um ambiente digital muito maçante e nada atrativo de ter somente cartazes de preços e produtos, mas também para não se transformar em um perfil de dicas sem contexto e deixar passar batido a intenção de divulgar o mercado e atrair para ele mais clientes.
Um equilíbrio perfeito gira em torno de 80% de conteúdos informativos e com foco no relacionamento e 20% voltado para anúncios de vendas de produtos. Isso fará com que você tenha mais engajamento no Instagram e mais audiência, sem ter que investir tanto em publicações patrocinadas.
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