No varejo é essencial estar sempre ligado no que o consumidor quer. E mais do que isso, se antecipar ao que o consumidor vai querer daqui a algum tempo. Para preparar seu negócio para vender e colocar em prática as tendências de 2022, elaboramos esse artigo com as principais apostas, segundos os gigantes do comércio, para o ano que se aproxima. Vejamos:
- Consumidores da terceira idade
Se o seu negócio tem e-commerce, é possível que você imagine e inclusive paute suas decisões acreditando que os idosos não são alcançados por este avanço. Entretanto, este é um grande equívoco que pode ser derrubado através dos dados populacionais. Por exemplo, em 1997 o público com mais de 60 anos era composto por 13 milhões de pessoas, em 2017 esse número já dobrou e deve chegar a 32 milhões até o ano de 2022. E mais uma informação relevante, são pessoas que estão ficando idosas após todos os avanços tecnológicos recentes. Eles já estão familiarizados com as novas tecnologias e é importante para o varejo investir na atração desses clientes, afinal, eles possuem tempo e dinheiro disponíveis para consumir.
- Nichos bem explorados
Os nichos de mercado ou mercados especializados são uma forte tendência para 2022. Existem vários grupos na sociedade que querem e precisam consumir produtos especializados, mas por falta de encontrarem nos mercados, é comum recorrerem aos produtos importados ou compras pela internet. Esse é o caso de clientes veganos, por exemplo. Por isso, vale a pena montar no seu negócio uma sessão de produtos veganos, 100% naturais, orgânicos, voltados para o consumidor atleta, consumidores de vinhos, e por aí vai.
- Atendimento impecável
Ter um atendimento de excelência é algo que nem deveria estar nessa lista de tendências e já deveria ser realidade. Infelizmente na prática é muito mais comum sermos mal atendidos do que bem atendidos no varejo, seja ele físico ou online. Para oferecer o melhor atendimento, não há receita rápida ou mágica. É preciso investir em treinamento para a sua equipe de colaboradores, ter uma boa equipe jurídica que realize compliance e ações preventivas, além de investimento em estrutura física apropriada para o seu negócio.
- Delivery
Acabou o tempo em que o delivery estava associado apenas a restaurantes. Isso mudou de vez e promete ser uma das fortes tendências do varejo para o ano de 2022. Isso porque 72% dos brasileiros começaram a usar (ou já estão usando) mais aplicativos de delivery, principalmente pela praticidade em não precisar sair de casa. O modelo delivery pode funcionar muito bem em diversos modelos de negócios, e as padarias e os supermercados comportam esse modelo tranquilamente.
Quer ler mais artigos como este? Continue acompanhando as publicações aqui do blog.