Planograma, também chamado de plano de gôndola, é uma representação gráfica, um mapeamento, de todos os produtos em cada gôndola. O planograma é muito útil para orientar a organização de produtos em um ambiente, e essa organização é o que influencia as decisões de compra dos consumidores.
Um planograma traz ao seu negócio qualidades essenciais atualmente. Isso porque seus clientes já se acostumaram à facilidade oferecida por compras em lojas virtuais, o que faz com que as expectativas sobre a experiência em lojas físicas sejam intensificadas. As lojas físicas precisam garantir a praticidade e a acessibilidade dos clientes, e isso é possível colocando em prática esse método de disposição estratégica dos produtos.
Uma das piores experiências que o cliente pode ter na loja física é perder tempo e se frustrar procurando um produto que muitas vezes está lá, mas a organização é tão confusa que encontrá-lo torna-se uma missão complicada. Para além disso, o estímulo ao desejo de compra, por exemplo quando doces, bebidas e outros pequenos consumíveis são oferecidos em pontos próximos da fila do caixa, fica prejudicado.
Mas como implementar um planograma no seu negócio? Alguns pontos não podem ficar de fora na criação de um planograma de sucesso:
- Se oriente pelo gerenciamento de categorias.
- Saiba exatamente o espaço disponível nas gôndolas e quais as dimensões dos produtos.
- Escolha qual o critério que será utilizado para exposição (por exemplo: preço, tipo de produto, tamanho, marca, etc.).
- Colha feedbacks de clientes e de promotores de venda.
- Analise os relatórios
- Compreenda os hábitos dos seus clientes.
Após esses pontos iniciais serem considerados, alguns outros detalhes precisam ser observados como a necessidade de envolver toda a equipe para que o planograma seja executado, garantir que os produtos mais lucrativos sejam evidenciados com prioridade, colocar os produtos mais vendidos no fundo da loja ou distantes da entrada para que o caminho percorrido aumente as decisões de compra por outros produtos, realizar promoções em pontos estratégicos e, claro, por fim, acompanhar de perto a execução do planograma junto aos funcionários responsáveis pela manutenção do planograma.
Gostou do artigo de hoje? Então fique ligado no nosso blog para saber o que há de melhor e mais atualizado sobre o setor varejista.