É preciso saber como se comunicar com seu cliente e assim alcançar os melhores resultados no seu restaurante. Essa é uma tarefa relevante que passou por grandes mudanças recentes, afinal, o mundo está mudando e consequentemente a forma de nos relacionarmos com os clientes também é impactada.
Isso se deve principalmente aos avanços digitais intensos, que provam que as empresas que já utilizavam os meios digitais para divulgar o negócio saíram na frente daqueles que ainda não tinham uma presença online marcante. Para estes, só existe uma opção: adaptar-se o quanto antes para não perder vendas.
Se você é dono de um restaurante, food truck, delivery ou bar, este artigo de hoje é para você. Preparamos um guia esclarecedor sobre o tema que pode te ajudar a percorrer esse caminho de adaptação e implantação de estratégias.
1º passo: Qual é o diferencial do seu negócio?
O que você tem que nenhum outro restaurante, food truck, delivery ou bar? Pense com calma. À primeira vista pode ser difícil até mesmo para você perceber seu diferencial. Mas o importante é que você descubra esse seu potencial e escancare-o para seu cliente que a oportunidade de consumir do seu estabelecimento é única. O seu diferencial pode ser por exemplo um tempero secreto, produtos para o público vegano, suas práticas sustentáveis, carnes de excelência, um restaurante temático etc. Independentemente do diferencial, explore-o o máximo possível na criação da sua identidade visual, no seu posicionamento estratégico e na divulgação.
2º passo: Crie sua presença digital
Agora que você já descobriu seu diferencial, é preciso criar sua presença digital para impactar as pessoas. Seus potenciais clientes estão cada vez mais usando ferramentas de busca para pesquisar indicações de restaurantes e é lá que você deve desejar estar se quiser ser encontrada!
O primeiro passo para ser encontrado é criar um perfil no Google Meu Negócio. Aqui no nosso blog Conexão Linear já fizemos um artigo sobre Como e por que cadastrar seu supermercado no Google Meu Negócio e as instruções e direcionamentos apresentados também são úteis para o seu negócio gastronômico. Não deixe de dar uma olhada nesse artigo para tirar suas dúvidas sobre o procedimento e então conseguir que seus clientes encontrem sua empresa de forma fácil e direta nas pesquisas realizadas pela ferramenta.
O segundo passo é melhorar (ou criar) seu site. Com um site próprio, você vai aumentar a sua credibilidade, a divulgação dos seus produtos e a sua interação com os clientes. É altamente recomendável incluir todas as informações relacionadas ao seu negócio, como: contato, localização, cardápio, promoções, opções de pedido e entrega, FAQ, tudo isso em uma plataforma que seja funcional e que valorize a imagem da sua empresa. Existem várias opções no mercado, a diversos preços e recursos, então escolha a que melhor se adequar ao que precisa.
3º passo: Invista nas redes sociais
Você já sabe seu diferencial, já criou sua presença digital nas buscas na internet, mas e as redes sociais? Passamos muito tempo do dia nelas e é por isso que as redes sociais são uma ótima forma de trazer tráfego orgânico para o seu site. No geral, a rede social que mais se conecta com o estilo de negócio dos restaurantes é o Instagram, justamente por ter o conteúdo visual como protagonista.
Já ouviu falara que as pessoas comem com os olhos? Pois é! Essa é a grande verdade nessa rede social. Por esse e outros motivos, você precisará estar atento a algumas recomendações de sucesso:
Fotos: invista em fotografias profissionais, que destaquem seus pratos e produtos. Contrate alguém para produzir as imagens com qualidade profissional de luz e edição. O ideal é que você neste momento já tenha seu cardápio fechado para evitar ter que refazer as fotografias ou faltar algum prato a ser fotografado.
Stories: peça para os seus clientes te marcarem nas fotos que tirarem no seu restaurante e compartilhe as postagens, faça enquetes, compartilhe vídeos da confecção dos seus produtos. Nem todos gostam de publicar e marcar o local ou divulgar alguém sem ganhar nada. Um bom estímulo para isso é oferecer descontos ou promoções para quem marcar seu restaurante nos posts. Com a construção da sua marca e identidade digital, depois de algum tempo, será uma questão de status divulgar sua marca e então os descontos e promoções de incentivo não serão mais necessários para promover isso.
Conteúdo: poste receitas, fale sobre os produtos que usa, conte curiosidades sobre os seus pratos. Desse modo, você ganhará engajamento e aproximação com o público. Vale a pena investir em um bom smartphone e, se possível, em alguém para realizar estas postagens com frequência programada, seja um estagiário de propaganda e marketing ou você mesmo. Mas não deixe de gerar o conteúdo.
Hashtags: inclua até cinco hashtags em suas postagens para que outras pessoas interessadas na sua empresa te encontrem. São as hashtags do seu post que farão o algoritmo do Instagram entender do que se trata aquele conteúdo.
Claro que o Instagram não é a única rede social importante! Crie também perfis nas demais redes sociais, como Facebook, YouTube e LinkedIn. Dentro do possível, varie no conteúdo, pois cada rede tem o seu público e os seus formatos específicos.
4º Passo: Fidelização
Fidelizar clientes não será muito difícil se ele ficar satisfeito ao consumir do seu restaurante, mas você ainda pode aumentar as chances de que isso aconteça usando algum programa de fidelidade como por exemplo:
Cartões de fidelidade
É interessante criar um cartão personalizado e cadastrar os seus clientes por meio de um aplicativo ou plataforma específica. Quando o cliente completar a quantidade de compras previstas no regulamento, receberá a recompensa. Ainda é possível criar também da forma antiga, com cartões de papel e carimbos ou adesivos para marcar, mas logo que possível, atualize-se. Lembre-se que estamos aqui o tempo todo falando sobre mudanças e avanços tecnológicos e o papel já não é mais a melhor escolha.
Programa de pontos
Pode funcionar com a acumulação de pontos, recebidos de acordo com o valor gasto pelo cliente. Os pontos são creditados no perfil virtual e podem ser resgatados nas próximas compras realizadas.
Sistema de recompensa
Ao se cadastrar no programa, o cliente tem acesso a benefícios progressivos que aumentam conforme seus gastos aumentam.
Fidelização paga
O cliente paga determinado valor para entrar em um clube de membros VIP e receber benefícios exclusivos.
Esses são somente alguns exemplos de programas de fidelização que você pode escolher e utilizar na sua empresa. Você tem liberdade inclusive de inventar e seguir seu próprio jeito de fidelizar seus clientes.
Gostou do artigo de hoje? Para mais sugestões sobre como melhorar ainda mais a presença digital da sua empresa dê uma olhada nos nossos artigos disponíveis.