Quando o assunto é e-commerce, um dos principais desafios o acompanham é o abandono de carrinho, que acontece quando o cliente adiciona à sacola virtual de compras e não finaliza o pedido. Essa realidade frequente traz algumas estatísticas relevantes, como por exemplo, que apenas 2% dos clientes compram algo em sua primeira visita ao e-commerce. Em média, o cliente tem 5 contatos até que o consumidor de fato realiza uma compra no site.
São estatísticas desanimadoras, mas é preciso olhar para elas sob uma ótica resolutiva, isto é, quais são as razões do abandono e como resolvê-las. Diante disso, elencamos algumas das principais razões para desistência:
Motivo 1: Frete
Quando você realizar uma análise sobre a jornada do consumidor em sua loja, possivelmente você enxergará que o motivo para a desistência é o valor alto do frete. Para o cliente, a experiência de fazer todo o passo a passo do e-commerce e ao final dele desistir da compra porque o frete estava muito caro, é muito frustrante. Atrelado a este problema existe ainda um segundo problema: o prazo de entrega. Afinal, também não basta ter um frete a preço justo ou baixo, mas ter um prazo de entrega muito demorado. Para resolver este problema o ideal é que você reveja as suas opções de transporte, tentando negociar com os Correios e transportadoras até conseguir um preço atrativo e um prazo de entrega razoável. Outra solução atrativa é oferecer a opção de retirar na loja, dessa forma a entrega é mais rápida e não gera custos para a empresa.
Motivo 2: Usabilidade
O site do seu negócio precisa ser fácil e intuitivo de usar. Seu cliente precisa buscar e conseguir encontrar o produto que deseja sem dificuldade. E mais do que isso, precisa conseguir comprá-lo com facilidade. Sem formulários desnecessários, cadastros extensos e limitações nas formas de pagamento.
Diante disso, invista na experiência do usuário e em botões CTA’s, que guiam o usuário para a compra durante toda a jornada no site. Invista também em reduzir os formulários e cadastros ao mínimo de informação necessária possível. Além disso, melhore os mecanismos de buscas e demais soluções para agilizar a navegação do cliente e fazer com que ele finalize a compra.
Motivo 3: Persona
É muito importante conhecer a persona ideal para o seu negócio. Ao estabelecer a persona, dê a ela um nome, um rosto e algumas características. Assim será possível conectar a sua empresa ao usuário. Vale a pena também rever a construção dessa imagem para corrigir qualquer erro de percepção que possa ter ocorrido, pois se a persona estiver errada, certamente as estratégias do seu negócio para alcançar e atrair o cliente estão incorretas e precisam ser corrigidas também.
Gostou do artigo de hoje? Então fique atento às novas postagens do blog para saber sempre mais e melhorar a gestão do seu negócio.