Reduzir a inadimplência é um ponto que precisa estar dentro dos objetivos de uma empresa. Por isso, no artigo de hoje forneceremos dicas preventivas importantes para a sua empresa alcançar esse objetivo e melhorar seus resultados.
- Tenha uma política rígida de concessão de crédito
Quando o seu cliente solicitar a concessão de crédito, será necessário coletar informações importantes sobre esse cliente. Não podem faltar informações como CPF, nome completo, profissão, tempo de trabalho, endereço, renda e, é claro, a verificação nos bancos de dados de proteção ao crédito, como SPC/SERASA.
Com base nessas informações será possível negar ou aprovar a concessão de crédito e, ainda, ajustá-la tendo em vista o perfil econômico de cada cliente, evitando assim conceder créditos altos a clientes que não possuem qualquer condição de adimplir a dívida.
Paralelamente a isso, também visando uma maior assertividade na hora de conceder o crédito ao cliente, vale a pena começar e manter um banco de dados com as informações sobre pagamentos já realizados (ou não realizados). Fazer isso pode ajudar a tomar a decisão de liberar novas compras ou aumentar o limite de crédito, por exemplo, como veremos mais à frente.
- Libere gradualmente os limites de crédito do cliente
O jeito certo de aumentar o limite do seu cliente é realizá-lo ao longo do tempo e, claro, considerando também o comportamento de compra e pagamento dos clientes. Fazendo isso, sua empresa evitará grandes prejuízos, construindo um bom relacionamento com os compradores mais frequentes e pontuais, fortalecendo inclusive a estratégia de fidelização. Dessa forma, o limite poderá ser aumentado gradualmente considerando os pagamentos em dia e considerando também as informações iniciais de cadastro, como a renda.
- Tenha um documento para embasar a cobrança (inclusive judicial)
É primordial ter a formalização da relação comercial por meio de um contrato para que dessa forma sua empresa possa impor a cobrança. Mas como assim? Cada venda que eu fizer eu vou ter que formular um contrato e pedir para o cliente assinar? Nada disso! É bem mais simples do que parece. Sabe a emissão de nota fiscal nas operações? É ela o contrato do cliente com a empresa, é ela que formaliza a venda e é o que vai embasar até mesmo uma ação judicial de cobrança, se necessária.
- Diversifique as formas de pagamento disponíveis
Quanto mais opções de pagamento, mais formas de solução para a inadimplência. Isso porque quando a empresa oferece várias opções para quem compra, facilita o adimplemento, haja vista que o cliente pode escolher a forma mais adequada de pagar. Entre as formas possíveis, podemos citar o boleto bancário, a transferência bancária, as faturas, o cartão de crédito parcelado, o cartão de débito, o dinheiro e o PIX. Seja quais forem as opções de pagamento que sua empresa possa ofertar, lembre-se que algumas taxas ou custos com as variadas opções de pagamento podem sair mais baratas do que um alto índice de inadimplemento.
- Controle os atrasos
Obviamente será necessário um acompanhamento dos pagamentos pelo setor financeiro da empresa. Monitorar os pagamentos realizados e de todas as parcelas a receber é medida essencial para controlar os atrasos que acontecem e ainda possibilita realizar as cobranças e possíveis renegociações o quanto antes. Sem esse monitoramento, dificilmente se saberá quem são os clientes devedores, qual o valor da dívida e qual o momento apropriado para entrar em contato antes que o inadimplemento se torne ainda mais prejudicial para a empresa. Além disso, é com esse monitoramento que é possível bloquear limites de crédito ou proibir concessão de limites maiores.
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