Food service refere-se ao mercado de alimentação fora de casa. Dentro deste segmento está todo empreendimento destinado a produção de alimentos feita diretamente para o consumidor final, e toda a cadeia que envolve a produção de alimentos, bebidas, insumos e equipamentos para as empresas que preparam e fornecem estas refeições.
Uma consideração importante é que se o alimento é consumido em casa, mas foi preparado em um estabelecimento comercial, este alimento continua sendo considerado como food service.
O mercado de food service vem tendo um crescimento recorde, porque os consumidores têm uma rotina cada vez mais agitada e justamente por isso buscam praticidade no dia a dia. Claro que a alimentação fora do lar também é reflexo das mudanças nos hábitos de consumo da população, como a conectividade passou a estar na palma das mãos, o que permite que um aplicativo de delivery entregue em poucos minutos a refeição, seja em casa ou no escritório.
O cenário pandêmico trouxe novas rotinas e um processo intenso de digitalização das empresas, para que os consumidores e os fornecedores pudessem se conectar e concretizar vendas mesmo com distanciamento social. Foi em todo este cenário que o food service se fortaleceu. Mas mesmo quando for superada a crise de covid-19, será possível aproveitar o aprendizado para faturar mais.
Quais são as tendências para o mercado de food service?
Dark Kitchen
Dark Kitchen, ou ‘cozinha fantasma’, são negócios desse setor que não recebem os clientes, somente operam com entregas. Ou seja, são restaurantes e bares que não têm um ponto comercial com mesas, cadeiras e atendentes. Muitas vezes, apenas uma cozinha.
Essa tendência é perfeita para muitos empreendedores que desejam entrar no mercado, mas não têm capital suficiente para manter um ponto tradicional. Claro que este modelo já existia, mas ele finalmente cresceu e ascendeu com os aplicativos de delivery. Ele foi muito bem aceito pelos consumidores e por isso este modelo tende a ficar.
Um ponto importante desta tendência é que ela só é possível e sustentável graças a tecnologia e a conectividade, responsáveis por substituir a necessidade de um espaço físico de atendimento.
Serviços de delivery
Segundo uma pesquisa feita pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em agosto de 2020, o delivery foi responsável por sustentar 75% das vendas de food service naquele ano.
Um crescimento intenso também pode ser percebido nas franquias. Em 2020, as entregas de alimentos representaram 36% do faturamento das redes de alimentação, segundo informações divulgadas em outubro daquele ano pela Associação Brasileira de Franchising.
Entretanto, para adotar esse serviço, é preciso adaptar tanto a produção quanto a administração. Desde o cardápio até as embalagens precisam ser pensados na experiência do consumidor que irá receber o produto.
Na gestão, por sua vez, o ideal é apostar em recursos digitais para suportar os pedidos, controlar a demanda dos entregadores e o relacionamento com o cliente. E, nesse quesito, soluções que atuam na frota comercial das empresas podem ajudar.
Opções vegetarianas e veganas
Outra tendência interessante para o mercado de food service são os cardápios especiais para clientes com restrições, como vegetarianos e veganos. No mercado da alimentação, os olhares têm se voltado para essa comunidade que não consome carne, ou nenhum tipo de alimento de origem animal.
Percebendo as dificuldades desse público em buscar refeições fora de casa, os negócios passaram a implementar essas opções de comida nos cardápios. E a aceitação tem sido grande.
Reflexo disso é que até mesmo grandes redes de fast food tem incluído hambúrgueres vegetarianos e veganos em seus cardápios. Além das novas carnes vegetais que estão movimentando o mercado.
Gestão data driven
Data driven é um termo inglês que, em suma, diz respeito a uma cultura organizacional orientada por dados. Assim, todas as decisões são baseadas em questões quantitativas e qualitativas, aferidas por uma metodologia sólida.
Nesse sentido, o uso da tecnologia para captar, tratar e armazenar dados e informações sobre os clientes, além de sobre o mercado e demais tendências, vem permitindo estratégias mais acertadas.
Como investir no food service?
Para investir no food service será necessária uma adaptação da sua empresa. A análise sobre o que precisa ser mudado deve ser criteriosa e considerar principalmente a conectividade e as tendências aqui apresentadas. Isso porque esses dois pontos estão ditando o sucesso de quem já chegou lá.
Gostou do artigo? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista e de tecnologia, para você se informar de um jeito esclarecedor e objetivo.