Cada empresa é diferente e tem suas necessidades. Mesmo no setor varejista, existem diferenças entre as necessidades de uma grande rede de lojas e as necessidades de um pequeno supermercadista. E essa é somente uma das questões a serem consideradas para avaliar qual é a melhor opção de software de gestão para o seu supermercado.
No artigo de hoje mostraremos a você quais são os 4 critérios indispensáveis que devem ser considerados nesta escolha:
Primeiro critério: Qual a necessidade do seu supermercado?
É preciso ter com clareza quais são os problemas você quer resolver adotando um software de gestão e quais são as suas prioridades a serem atendidas pelo sistema.
Várias intenções podem existir, por exemplo, reduzir os erros operacionais, as fraudes nas vendas e compras, aumentar a produtividade, atender mais rápido e com maior eficiência aos clientes, controlar o estoque, controlar o financeiro, cumprir com segurança as obrigações fiscais e outros.
Segundo critério: O software é focado no seu segmento?
Cada negócio tem suas particularidades. Com facilidade é possível imaginar diferenças gigantes entre uma rede de lojas de departamento e uma rede de supermercados. Apesar de serem de grande porte em diversos sentidos, grande volume de vendas e de pedido de compras, em pouco se assemelham nos problemas e prioridades vivenciados.
Diante disso, é muito interessante adquirir um software que entenda a realidade e os problemas de cada setor. Com certeza será mais vantajoso adotar um software de gestão que seja desenvolvido para o setor supermercadista e que entenda as particularidades que fazem parte do dia a dia do supermercado.
Um exemplo disso é a automatização no recebimento de mercadorias, que torna possível realizar o confronto entre o que foi comprado e o que será entregue por meio do arquivo da nota fiscal.
O cadastro de produtos de um supermercado também merece atenção especial, por se tratar de um segmento que trabalha com um mix de produtos muito grande. Por isso, no momento de escolher o software de gestão para supermercado, veja se essa funcionalidade permite a vinculação de produtos, por exemplo.
Outro exemplo de recurso é a função de preços iguais, muito útil com produtos que têm o mesmo preço, mas códigos e sabores diferentes, como gelatinas, sucos etc. Uma função que, se disponível no software pode economizar muito tempo no processo de alteração de preços.
Como visto, são pequenos detalhes que contam e que no final vão fazer grande diferença e representar um ganho expressivo de produtividade no supermercado.
Terceiro critério: Qual estrutura o software de gestão precisa para funcionar?
Verifique junto à empresa fornecedora do sistema de gestão quais são os equipamentos necessários para que o sistema funcione. Esse critério é importante porque os equipamentos necessários podem variar muito entre cada software de gestão. Algumas informações são importantes, como por exemplo, se o software exige ou não um servidor local ou se é possível armazenar em nuvem, o que pode representar uma economia.
Quarto critério: Correspondência com a legislação tributária
Verifique se o software que pretende adotar se adapta às leis tributárias, isso porque no Brasil temos uma carga tributária complexa e o não cumprimento pode gerar problemas, como multas e impossibilidade de emissão de notas.
Gostou do artigo? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar de um jeito esclarecedor e objetivo.