Análise setorial é o estudo imersivo ao cenário externo de uma empresa que pode ser utilizado para movimentar e embasar decisões estratégicas dentro da empresa. Esta análise engloba etapas essenciais de mapeamento do cenário externo em que a empresa está inserida, isto é, são considerados fatores como o mercado do setor, a concorrência, o público-alvo e a demanda pelo produto ou serviço.
Normalmente esta análise é realizada pelas equipes de marketing de cada empresa, tendo como objetivo entender com profundidade questões como a realidade econômica, as forças e as fraquezas da empresa, as oportunidades de vendas, quais são as tendências e se atualizar com novas descobertas anteriormente não mapeadas.
Mas na prática, como a análise setorial pode ser útil?
Vamos supor que sua empresa precisa planejar qual a melhor época para lançar um novo produto. Para embasar sua decisão, é importante considerar alguns fatores como quais concorrentes vendem esse produto; quais atributos ainda não foram explorados; diferenciais do seu produto; a quais necessidades o produto atende; o que os consumidores falam sobre ele e possíveis sazonalidades. É aí que a análise setorial entra, oferecendo todas essas informações para embasar sua decisão.
Algumas das principais vantagens da análise setorial incluem: a identificação de lacunas, tanto no seu negócio como nos dos outros. Isso permite que o setor de marketing da sua empresa trabalhe em cima daquilo que pode ser feito da melhor forma possível; a possibilidade de fazer mudanças rápidas é um dos principais pontos positivos da análise setorial, já que empresas que não possuem esse estudo podem demorar meses ou anos para encontrar um problema; a análise setorial mostra caminhos de comunicação importantes para serem adotadas. Como forma de direcionar as etapas de ações, o estudo setorial prevê possíveis mudanças na comunicação da sua empresa como o conteúdo, design ou canais de distribuição e divulgação.
Análise Setorial passo a passo
Agora que você sabe o que é análise setorial e os benefícios dela para sua empresa, separamos um passo a passo simples e eficaz para implantá-la no seu varejo.
Passo 1: Conheça o mercado
Como está o cenário econômico mundial? Como a sociedade se encontra? Quais os temas em pauta nesse momento? Como estão as questões políticas e ambientas? Todas essas informações são importantes e fazem parte do estudo de mercado.
Passo 2: Tenha as ferramentas certas
Para que uma análise setorial seja completa, ainda é necessária a utilização das ferramentas corretas. Dentre as mais indicadas são:
Social listening
Trata-se de uma ferramenta de análise de engajamento de redes sociais. Ela é necessária para captar a opinião do consumidor e observar de que forma eles estão se expressando. Dessa forma, é possível estabelecer respostas rápidas de acordo com a resposta direta e indireta dos consumidores.
Jornada do cliente
A análise da jornada do consumidor é importante para entender o que ele está procurando da sua marca. Na jornada do cliente também é possível observar o caminho que os concorrentes estão seguindo de acordo com as demandas.
Pesquisas internas
Sua empresa provavelmente tem um histórico de pesquisas internas e essa é outra ferramenta importante para uma análise setorial eficaz. Ao analisar as pesquisas anteriores da instituição, você poderá estabelecer caminhos de melhoria a serem seguidos, ao passo que poderá rever os pontos que foram enfraquecidos.
Sistemas de análises
O olhar para os processos internos não pode faltar na hora da boa e velha análise setorial. Nesse sentido, a gestão empresarial é extremamente importante para o controle efetivo de diferentes etapas da compra, desde o acompanhamento em tempo real das fases da negociação até a emissão das notas de serviço.
Portanto, considere uma solução de análise integrada, como o SGLinear, que unifique seus bancos de dados empresariais e te permita maior controle da produção e dos recebíveis, bem como da emissão de relatórios mais assertivos ao que tange à negociação.
- Estude a concorrência
Para fazer um estudo setorial de qualidade, é necessário também conhecer e estudar a concorrência, de forma a traçar um perfil mais completo possível. Há algumas metodologias para serem seguidas que podem te ajudar nessa etapa. Os cinco passos para determinar a posição de qualquer negócio no mercado, são:
- Rivalidade entre concorrentes;
- Poder de negociação dos fornecedores;
- Poder de barganha dos clientes;
- Ameaça de novos concorrentes;
- Ameaça de novos produtos ou serviços.
- Entenda o seu cenário e planeje o futuro da sua empresa
É preciso também conhecer o cenário onde seu empreendimento está inserido para compreender a influência da sociedade nos resultados da sua empresa.
Desse modo, você deverá criar um perfil da sua marca levando alguns pontos em consideração como: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A partir daí você terá bons materiais para realizar planejamentos e colocar enfim, as ações em prática. Quanto mais tempo você investe na análise setorial, mais seguro você vai estar para colocar seu planejamento em prática.
O conceito do estudo ou análise setorial não é difícil. São mapeamentos externos para obtenção de resultados e aplicação de ações com base teórica. A parte mais difícil é, na verdade, fazer as empresas entenderem a importância da análise em seu negócio. Mas agora que você teve acesso a todas essas informações, as próximas etapas não serão tão complicadas.
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