No artigo de hoje vamos lhe apresentar quatro excelentes dicas para você melhorar o atendimento no seu supermercado e fidelizar os clientes com a geração de quatro valores e sentimentos importantíssimos: profissionalismo, reconhecimento, gratidão e confiança.
Invista em treinamento dos colaboradores: gera profissionalismo
É claro que essa dica tem que ser a número um! Quem já é nosso leitor há algum tempo deve estar ciente da importância dessa dica e de como ela pode ser o fator decisivo nas vendas. Isso porque a ausência de um treinamento pode gerar muitas situações desagradáveis, como o atendimento demorado, arrogância ou despreparo no atendimento prestado pelos colaboradores, demora na resolução de problemas cotidianos, dificuldades com o sistema de gestão e até mesmo o chamado atendimento ping-pong, quando o cliente faz uma solicitação a um colaborador e é reencaminhado várias vezes até se encontrar com quem realmente vai atender à sua dúvida ou problema.
Quando falamos em investir em atendimento nos referenciamos a contratar uma empresa especializada, planejar tempo e recursos para atualizações de treinamento periódicas, treinar cuidadosamente os colaboradores que entram na empresa, estabelecer de forma clara tanto para funcionários quanto para os clientes quais são os valores que o estabelecimento deseja praticar, como honestidade, respeito e qualidade.
Ofereça produtos de qualidade e variedade no hortifrúti e no açougue: gera reconhecimento
O hortifrúti e o açougue fazem a fama de todo mercado, tanto para o bem quanto para o mal. Saiba que se o seu açougue e/ou seu hortifrúti deixarem a desejar na qualidade e na variedade, é muito provável que ele afaste a clientela que deseja fazer compras robustas, como as compras de mês.
Você também vai perder a venda de outros produtos que não são do açougue e do hortifrúti, isto é, dos produtos de mercearia. Isso é fácil de acontecer porque os clientes costumam preparar refeições em casa e por isso precisam de ingredientes que serão utilizados como acompanhamentos, temperos e prato principal, produtos que em sua maioria são das seções de açougue ou hortifrúti.
Tendo em vista ainda que os consumidores não gostam de se dirigir a mais de um estabelecimento para comprar o que precisam, isto é, preferem a praticidade de encontrar tudo em um só mercado, é possível e até extremamente provável que seu estabelecimento perca muitas vendas e deixe muitos clientes descontentes. Por isso, tenha atenção especial para oferecer produtos frescos e de qualidade nessas duas seções.
Crie programas de vantagens: gera gratidão
Criar programas de vantagem é uma dica mais direcionada à fidelização ao cliente. Será mesmo? Com certeza programas de fidelidade podem fidelizar o seu cliente, mas mais do que isso, se junto a este programa de vantagens houver o oferecimento de produtos de qualidade, como na segunda dica, e de bom atendimento, como na primeira dica, o seu programa de vantagens estará destinado ao sucesso.
Os programas de vantagens oferecidos ao consumidor geram reações muito positivas como o sentimento de acolhimento e respeito, além da sensação de estar sendo beneficiado ou presenteado com a vantagem. Já para o seu estabelecimento é uma oportunidade para estimular as vendas e fidelizar seus clientes.
Apresentação impecável: gera confiança
Essa dica é pouco falada e muitas vezes entende-se como uma regra implícita da profissão de cada um dos colaboradores. Entretanto, vale a pena estar atento a essa importância, justamente por ser algo tão básico no cotidiano às vezes pode passar batido. Apresentar-se impecavelmente é mais do que a apresentação do ambiente físico limpo, organizado, iluminado e de estrutura conservada. Aqui, entra também a apresentação dos funcionários, que devem ser uniformizados.
com a vestimenta adequada para o desempenho da função, seja tênis ou galocha, avental ou camiseta, cabelo preso ou com touca de proteção, e assim por diante. Além disso, é de suma importância instruir seus colaboradores sobre a importância de manterem seus uniformes limpos e sem manchas, principalmente nas seções do açougue e do hortifrúti, onde o contato com o sangue das carnes, o líquido das frutas e a terra das verduras é constante.
Gostou do artigo de hoje? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar, de um jeito esclarecedor e objetivo.