No artigo de hoje separamos cuidadosamente 5 dicas inteligentes para atrair mais clientes para sua loja e, é claro, aumentar a sua lucratividade. Vamos lá!
- Ofertas relâmpago e descontos chamativos
Invista em bons descontos para atrair clientes. Isso pode ser colocado em prática com o famoso “pague 1, leve 2”. Outra forma possível é o anúncio relâmpago, que pode ser realizado nas mídias, mas também dentro do supermercado, por meio de autofalantes, panfletos ou comunicado ao cliente na hora de finalizar a compra no caixa. Um bom anúncio relâmpago deve informar que os produtos anunciados estarão em oferta somente naquele dia, enfatizando a duração da oferta e o desconto que será obtido. Isso chamará a atenção do consumidor e aumentará o giro do produto.
Essa urgência em aproveitar uma promoção que dura pouco não cria um incômodo ou pressão no cliente. Pelo contrário, ele percebe a oportunidade a aproveita livremente, muitas vezes sem perceber que a intencionalidade da promoção era justamente essa.
- Realização de sorteios
É comum no setor varejista que se realizem sorteios de carros e motos, por exemplo. Entretanto, devido ao alto valor destes bens, geralmente estes sorteios são menos frequentes. Para atrair ainda mais clientes e realizar sorteios interessantes com mais frequência, é possível premiar com outros bens de menor valor, como por exemplo, televisões, micro-ondas, liquidificadores, jogos de talheres, panelas e até mesmo vale-compras na loja. Muitos desses sorteios podem inclusive serem patrocinados pelos fornecedores com quem você adquire os produtos da loja, afinal, saiba que essa situação já é praticada no setor e existe inclusive um planejamento financeiro dos fornecedores para disponibilizar e promover esses sorteios.
- Promover degustações na loja
Outra situação que pode ser combinada diretamente com os fornecedores é a montagem de stands de degustação de produtos específicos da loja. Para conseguir essa degustação, geralmente o estabelecimento precisa garantir um mínimo de compra. Por exemplo, há um café novo em lançamento e o fornecedor oferece à sua loja a montagem de um stand de degustação desse café, junto a um promotor de vendas, que irá promover a divulgação do produto para os clientes.
- Programas de fidelidade
Normalmente, será necessário um controle por um sistema de gestão, que avaliará, conforme os critérios desejados pelo estabelecimento, como o cliente irá acumular vantagens e então utilizá-las. Esses critérios podem considerar a forma de pagamento que o cliente escolheu, o valor mínimo de compra, a compra de algum item específico do estabelecimento, uma tabela de pontuação para representar quais produtos valem pontos extras nas compras e etc. O cliente pode utilizar esse acúmulo de pontos para trocar por produtos da loja, vale-compras, descontos ou o que o estabelecimento estipular.
- Autosserviço e praticidade
Ofereça uma gama de produtos que encha os olhos dos seus clientes que estão com pressa ou que precisam de praticidade. Por exemplo, suco de laranja já processado, coco partido, abacaxi descascado, refeições prontas e etc. Esses itens podem aumentar a lucratividade dos produtos que originalmente seriam mais baratos e, além disso, fideliza seu cliente que não tem tempo ou condições de preparar uma comida ou descascar uma fruta, por exemplo.
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