As padarias dentro dos supermercados no geral possuem como clientes principalmente aquelas pessoas que moram ou trabalham próximas à região, além daqueles clientes que passam em frente ao supermercado com frequência, pois a localidade está na sua rota de deslocamento.
Mas vale ressaltar que é possível criar um diferencial tão atrativo, que faça com que pessoas desviem sua rota ou se desloquem de longe para comprar aquele produto preferido na melhor padaria, que a do seu supermercado. Já pensou? É possível!
No artigo de hoje separamos as estratégias mais relevantes para que você aumente o lucro da sua padaria e fidelize seus clientes.
- Ofereça muita qualidade em todos os seus produtos e serviços
Essa dica merece o primeiro lugar, porque com certeza não existe nada mais importante do que a qualidade dos produtos vendidos em sua padaria. Sem qualidade não há marketing, propaganda ou celebridade que convença seus clientes a comprarem um pão duro ou murcho, um bolo sem graça ou docinhos de festa com gosto de parafina. Ainda que seus produtos não sejam feitos 100% por sua padaria, busque garantir um controle de qualidade nos produtos comprados como insumos, pré-prontos e prontos para a venda. Não se esqueça também que, apesar de que boa parte dos itens de padaria sejam de autosserviço, ainda é indispensável o atendimento de balcão. Por isso, busque garantir a qualidade também do atendimento, com um treinamento eficaz aos funcionários.
- Boa apresentação dos seus produtos
Se o seu produto é o melhor, não adianta que isso reflita apenas no preço da etiqueta ou no cartaz de divulgação. Para além disso, o seu produto precisa ter uma bela aparência. É necessário que o seu cliente olhe para o pão francês e tenha a impressão de que ele é fresco, quentinho, saiu agora do forno. Isso é possível com luzes apropriadas na área de exposição e equipamentos apropriados para padaria. Lembre-se também das embalagens, que devem estar à altura dos seus produtos e que as pessoas antes de adquirirem um produto para consumo, primeiramente elas “comem com olhos”, no linguajar popular.
- Ofereça refeições completas
Lembra daquilo que falamos sobre as pessoas terem como rota seu estabelecimento? Isso significa que elas vão passar lá em diversos horários. Se elas passam lá indo para o trabalho, então ofereça uma refeição completa para café da manhã, com uma bebida e um alimento, isso além de agilizar o atendimento, constrói um clássico e fideliza clientes que vão lá todos os dias por causa da tapioca e do suco de laranja ou do cafezinho com misto. Isso vale para o almoço, lanche da tarde e jantar. Como muitas pessoas precisam comer rapidamente nos intervalos de trabalho ou até mesmo querem algo facilitado por estarem voltando para casa, ofereça opções prontas para comer como saladas frias, salgados frescos e até mesmo refeições aquecidas, com embalagem com talher, prontas para o consumo imediato.
Além dessas estratégias para captar mais clientes e fidelizá-los, existem algumas estratégias que você pode aplicar desde agora no seu estabelecimento para evitar perdas de produtos e obter mais lucro. Por exemplo:
- Mantenha a ficha técnica dos produtos de produção atualizada, dessa forma as quantidades utilizadas de insumos estarão sempre adequadas.
- Treine os funcionários da produção para que utilizem as receitas dos produtos de acordo com a ficha técnica dos produtos de produção, assim desperdícios de insumo serão evitados.
- É extremamente relevante que sua padaria tenha um sistema de gestão que permita controlar o estoque e os custos dos insumos de produção. Isso ajuda que você tenha condições de ver qual o custo final de cada produto e, consequentemente sua margem de lucro. O SGLinear possui essa ferramenta para te auxiliar na gestão da sua padaria. Entre em contato conosco para saber mais.
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