A tecnologia no varejo tem auxiliado — e muito! — na rotina dos profissionais. A transformação digital tem mudado a forma como o consumidor busca pelos produtos e serviços, e isso leva as empresas a investirem cada vez mais em inovação para se manterem competitivas no mercado.
Determinados processos burocráticos demoravam horas ou, até mesmo, dias para serem concluídos. Hoje, eles demandam bem menos tempo, o que otimiza a produtividade e o bem-estar de toda a equipe. No entanto, como as tecnologias se renovam constantemente, é fundamental estar a par das tendências para garantir o bom desenvolvimento do seu negócio.
Neste artigo, vamos mostrar quatro tendências de tecnologia no varejo que valem a pena implementar na sua empresa para fortalecê-la no mercado. Acompanhe!
Por que as empresas devem se adaptar às tecnologias?
O avanço da tecnologia está cada dia mais presente na nossa rotina. Sendo assim, se adaptar a esse cenário é uma maneira de permanecer na mente do seu consumidor.
Além de otimizar os processos internos, você agiliza o atendimento ao cliente e possibilita que ele encontre o que procura com mais facilidade.
Tudo isso contribui para que o relacionamento entre vocês melhore. Então, a tendência é que o seu negócio se torne a preferência do seu cliente entre tantos outros concorrentes do seu segmento.
Quais são as tendências da tecnologia no varejo?
Percebeu como é importante investir em inovação tecnológica no seu empreendimento? Agora, você saberá quais são as tendências que ajudarão o seu negócio a melhorar a experiência do consumidor. Veja!
1. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está presente nos mais diversos recursos tecnológicos. Destacamos os chatbots, que são robôs que ajudam a otimizar o atendimento e a produtividade da sua equipe.
É possível integrá-los às suas redes sociais para responder às dúvidas mais frequentes de seus consumidores e, assim, melhorar a experiência destes com a sua empresa.
2. Tecnologia móvel
Uma pesquisa da PwC Brasil, feita em 2018, aponta que os consumidores estão mais propensos a compras via dispositivos móveis. Portanto, o seu modelo de negócio precisa ser pensado para o universo mobile.
É necessário adaptar os canais de atendimento e vendas a essa tecnologia, bem como oferecer meios de pagamento para permitir que as compras sejam pagas com essa ferramenta.
3. Big Data
Com o auxílio do Big Data, o empreendedor consegue melhorar a experiência do seu consumidor, a gestão, a logística e as suas decisões estratégicas para trazer mais valor à sua marca no mercado. O recurso também ajuda a reduzir os custos da empresa, o que pode refletir diretamente nos preços dos produtos vendidos ao cliente.
4. Internet das Coisas
A Internet das Coisas possibilita que o empreendedor torne as operações do seu negócio mais eficientes, por automatizar e conectar os elementos do estoque, da logística e da gestão de frota.
Essa tecnologia é muito importante em um supermercado, por exemplo, pois ajuda a melhorar o fluxo de informação para otimizar a gestão de estoque.
Resumindo, a tecnologia no varejo possibilita um aumento na produtividade e uma grande melhora na experiência do consumidor. Dessa forma, as chances de o seu negócio se destacar da concorrência aumentam e, consequentemente, a sua autoridade no mercado também.
Quer continuar aprendendo como aprimorar os processos do seu estabelecimento? Leia o nosso artigo que explica o que é automação comercial e suas vantagens!