Você sabia que seguir algumas dicas de atendimento ao cliente pode até evitar que o seu negócio tenha prejuízos? Uma pesquisa realizada pela Accenture Strategy revelou que, por atenderem mal, as empresas brasileiras amargaram perdas acima de R$ 400 bilhões em 2017.
Esse é um tema recorrente e muitas empresas até acreditam que estão atendendo bem. Porém, sempre é possível melhorar. E em estabelecimentos como padarias e supermercados, em que o comprador costuma ser recorrente, atender bem é questão de sobrevivência.
Sendo assim, toda informação que sirva para melhorar nesse aspecto é mais que bem-vinda, certo? Então, acompanhe as dicas que preparamos para você.
1. Conhecer bem seu público
Uma das dicas de atendimento ao cliente que pode ser considerada de ouro diz respeito à relação entre cliente e marca. Em outras palavras, uma empresa que não conhece bem o seu público tende a afastá-lo. Já quando existe uma intimidade, a tendência é de atração.
A propósito, o Customer Service Benchmark Report traz dados reveladores nesse sentido. De acordo com a pesquisa, 99% das empresas não fazem o “follow up”, que consiste em manter as interações com os clientes depois de um primeiro contato. Trata-se de um erro grave e, a julgar pelo percentual, ainda cometido por quase todos os estabelecimentos.
Não se pode atender bem no varejo quando colaboradores e gestores não são capazes de conhecer as pessoas que compram os produtos de suas gôndolas. Isso significa estimular o relacionamento, o que tem a ver com o nosso próximo tópico.
2. Atender sempre com simpatia e gentileza
Nenhum relacionamento progride quando uma das partes não se mostra receptiva aos anseios e expectativas da outra. Isso implica uma postura atenta e sempre disposta a fazer o melhor possível para que as pessoas saiam da sua loja encantadas.
Veja, por exemplo, o que fazem os profissionais do mítico Walt Disney World. No parque temático, funcionários, profissionais de apoio e todos os prestadores de serviços são orientados para proporcionarem uma experiência excepcional aos frequentadores.
É o encantamento que faz as pessoas voltarem a comprar, e nem precisa ser um Mickey Mouse para causar essa impressão. Um sorriso, uma palavra amigável ou uma gentileza inesperada são, quase sempre, infalíveis para conquistar corações e mentes.
3. Apostar em estratégias de fidelização
Embora a simpatia seja sempre muito bem-vinda, nem todo consumidor se sente motivado a comprar de novo por conta de um atendimento amistoso. Assim sendo, investir em estratégias que potencializam a fidelização de clientes continua a ser uma das melhores soluções. Considere ações como:
- envio de e-mails promocionais para clientes já cadastrados, com descontos ou condições de pagamento diferenciadas;
- comunicados sobre lançamentos com antecedência;
- mensagens de felicitações em datas festivas, como aniversário e Natal;
- parcerias com outras empresas que possam ampliar a oferta de produtos ou serviços, como clubes, bares e restaurantes.
De qualquer forma, nenhuma das dicas de atendimento ao cliente seria aplicável sem investir em treinamento de funcionários. Afinal, só o trabalho em equipe gera resultados consistentes e que se perpetuam com o tempo. Comece estimulando o bom relacionamento interno e o consumidor será beneficiado com um atendimento mais qualificado.
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