O setor de Compras está entre os setores que mais impactam a área financeira de qualquer empresa, independente do porte. Por isso, é muito importante acompanhar a performance da sua empresa através dos KPIs.
Importância do setor de Compras
Sabemos que essa área concentra grandes responsabilidades, pois sua principal função é coordenar o fluxo de informações, serviços, recursos financeiros, bens da empresa, mediar o contato com fornecedores, etc.
Mas, o que são KPIs?
Os indicadores-chave de performance ou simplesmente KPIs, são um conjunto de parâmetros de gestão que possibilitam avaliar o desempenho do departamento de Compras.
Essa mensuração movimenta a empresa para a direção correta, impulsionando-a para alcançar os objetivos organizacionais e melhores resultados financeiros.
Objetivos dos KPIs
- Melhorar o atendimento aos clientes;
- Avaliar o desempenho dos fornecedores;
- Efetuar o monitoramento de todas as etapas do processo de compra;
- Aperfeiçoar os processos de compras, de modo a gerar a redução dos custos e elevar os níveis de competitividade.
7 KPIs para o setor de compras
Os indicadores-chaves que vamos conhecer agora, ajuda você a monitorar e otimizar a rotina do departamento de Compras da sua empresa.
Saving (Orçado x Comprado)
Este indicador mede o ganho entre o que foi orçado e o que foi comprado. Em outras palavras, o objetivo dele é mensurar a eficácia e produtividade do setor de Compras, bem como sua capacidade para gerar mais lucros diretos para a empresa.
Lead Time
Este KPI é frequentemente usado para analisar a eficiência operacional do setor. Mensura o intervalo de tempo entre o momento da requisição da compra de matérias-primas até o atendimento da demanda.
Isso inclui o tempo de procura, seleção de fornecedores e a análise de cotações.
Produtividade
O indicador de produtividade é uma métrica para avaliar a equipe de Compras. Possibilita analisar, principalmente, a quantidade de horas por semana dedicadas à determinados processos.
Custos de suprimentos
O KPI de custos de suprimentos permite identificar a necessidade de investir em melhorias e redução de custos para tornar o ciclo de compras cada vez mais sustentável.
Satisfação do Cliente
Possibilita que a empresa descubra o nível de satisfação do público, através de feedback e sugestões dos próprios clientes em relação ao atendimento e à qualidade do produto.
Com base nas informações coletadas é possível desenvolver estratégias para melhorar o atendimento.
Nível das entregas
Indicador que ajuda na avaliação da eficiência e da confiabilidade dos fornecedores; e também, na análise do desempenho logístico da empresa.
O KPI de nível das entregas compara o prazo esperado para entrega, com a data em que o pedido realmente foi expedido.
Taxa de devoluções
Permite que a equipe de Compras avalie se as aquisições estão sendo realizadas de forma correta, e, de modo consequente, verifica se os processos de compras estão adequados.
Conclusão
Todos esses sete indicadores de desempenho são primordiais para que o departamento de Compras da sua empresa melhore o nível de produtividade e tenha resultados mais satisfatórios.
Avalie cada KPI e elabore um plano de ação para implantar agora mesmo no seu negócio.
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