Neste artigo vamos entender a importância de possuir um sistema ERP em sua loja e como escolhê-lo.
Existem quatro razões principais para possuir um sistema ERP em sua loja. A primeira delas é que com esse sistema, é possível ter controle sobre as vendas no caixa, que é o lugar mais importante da loja, onde as vendas se concretizam e o dinheiro entra. Por isso, a fim de evitar erros e fraudes, é muito importante implementar equipamentos e softwares que automatizem o processo de venda, garantindo assim mais segurança e produtividade.
A segunda razão para contar com um sistema ERP é que sem ele é impossível ter controle de estoque. Isso porque o varejo, principalmente supermercadistas, possuem um grande número de itens e de fluxo de clientes, fazendo com que o controle de estoque por meio de planilhas ou outros controles manuais seja absolutamente inviável.
O terceiro motivo é estar em dia com o Fisco. Afinal, um sistema ERP vai ajudar no controle e envio de arquivos ao Fisco e garantir que a escrituração dos documentos fiscais seja feita de maneira correta.
A quarta razão, porém não menos importante, é possuir a integração das informações entre os setores, dessa forma, o processamento das informações é automatizado e se reduz significativamente a demanda de trabalho pela captação dessas informações, que neste sistema estão à disposição de todos os colaboradores.
Mas como escolher um sistema ERP? Alguns critérios podem ser norteadores da sua escolha:
- Precisa ser atualizado com as normas tributárias, emitir nota e cupom e ter controle das movimentações de cartão de crédito
São inúmeras as leis, os tributos e as regras que os varejistas precisam observar e estar atento e atualizado sobre isso sem ajuda é bem complicado. Além disso, por você ser obrigado a emitir documentos fiscais, pesquise por um sistema que emita nota e cupom fiscal. Ao mesmo tempo, procure aquele que tenha o controle de movimentações com cartão de crédito e que gere o arquivo fiscal pra contabilidade.
- Tem que ter uma plataforma intuitiva e uma excelente equipe técnica e de suporte
Você precisará muitas vezes treinar novos colaboradores e isso gerará dúvidas e demandas sobre o sistema que somente uma equipe de suporte pode resolver. Sendo assim, melhor que essa equipe seja qualificada e disponível para lhe atender até mesmo em feriados e finais de semana. E se a plataforma for intuitiva, muitas dessas dúvidas nem mesmo existirão, poupando tempo de operação do colaborador mais antigo e facilitando o treinamento dos novos colaboradores.
- Procure softwares ERP especializados no seu segmento
Se o seu setor for supermercadista, por exemplo, convém que você procure um software especializado no segmento de supermercados, assim o software estará bem preparado com as regras específicas de tributação do segmento, além também de possuir ferramentas desenvolvidas para o seu negócio. Evite escolher um sistema generalista, pois ele deixará de lhe oferecer recursos úteis para o desenvolvimento da sua atividade. Para ficar mais claro, imagine que uma borracharia, um supermercado e uma clínica estética precisem de um sistema ERP. Por óbvio, estes segmentos em nada se assemelham e, por isso, não devem recorrer ao mesmo sistema ERP. Muitos negócios podem funcionar com sistemas generalistas simples e básicos, porém esta com certeza não é a realidade da complexa atividade supermercadista.