Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Você sabe qual a importância das etiquetas nos supermercados?

  • janeiro 14, 2021
Você sabia que as etiquetas são parte fundamental no supermercado? Elas podem parecer apenas um detalhe sem importância, mas as etiquetas são meios de organizar e orientar o cliente dentro da sua loja. Em um supermercado, você encontra uma variedade infinita de produtos e mesmo os da mesma seção, podem apresentar marcas e preços diferentes.

Você sabia que as etiquetas são parte fundamental no supermercado? Elas podem parecer apenas um detalhe sem importância, mas as etiquetas são meios de organizar e orientar o cliente dentro da sua loja. Em um supermercado, você encontra uma variedade infinita de produtos e mesmo os da mesma seção, podem apresentar marcas e preços diferentes. Assim, fica claro que é necessário investir em etiquetas que tragam informações sobre cada um desses produtos. Existem diferentes tipos de etiquetas, que se encaixam para diferentes funções. É papel da equipe do supermercado identificar onde as etiquetas devem ficar e qual tipo usar para cada setor.

Dessa forma, no artigo de hoje, vamos te mostrar a importância das etiquetas nos supermercados.

Por que etiquetas são importantes?

Como já citamos, as etiquetas fazem parte da sinalização da sua loja e servem para organizar e orientar os clientes. Para além disso, as etiquetas servem também para chamar a atenção do consumidor e podem melhorar a experiência de compra, já que muitos clientes ficam irritados quando não conseguem saber o preço dos produtos. Já pensou se os supermercados não tivessem etiquetas e os clientes tivessem que perguntar para os funcionários o preço de cada produto que eles quisessem levar? As compras levariam horas e os consumidores iriam desistir em algum momento. As informações presentes nas etiquetas podem ainda convencer seu cliente a levar ou não certo item.

Quais são os tipos?

Existem diferentes tipos de etiquetas, que atendem as necessidades específicas do seu supermercado. Separamos os três modelos mais utilizados, para você entender como cada uma funciona:

Papel

A etiqueta de papel é clássica e a mais usada nos supermercados. Ela geralmente fica fixada em um suporte plástico nas prateleiras das gôndolas. Nela devem estar incluídas informações sobre o produto e o preço. É necessário encontrar uma gráfica com bom custo-benefício, já que os preços dos produtos mudam constantemente e as etiquetas precisam ser trocadas.

Adesivo

A etiqueta adesiva se parece muito com a de papel, com diferença de ter uma cola para aplicação. Esse modelo tem uma manutenção mais simples, já que é aplicado diretamente na estrutura da gôndola e não corre o risco de cair ou ser danificado. A adesiva é indicada para produtos que precisam ter detalhes descritos e para a impressão de códigos de barra.

Eletrônica

A etiqueta eletrônica é menos comum, porém muito prática. Quando um produto muda o preço, você não precisa produzir outra etiqueta, ela atualiza as informações automaticamente. Esse modelo deixa as gôndolas mais organizadas e bonitas visualmente.

Onde colocar?

Agora que você conheceu os tipos de etiquetas mais usadas nos supermercados, vamos conhecer os espaços onde elas devem ser colocadas para guiar a experiência de compra do cliente.

Gôndolas

As gôndolas são os principais espaços onde as etiquetas são colocadas, já que é o lugar onde os produtos ficam expostos. É importante que as etiquetas tenham tamanhos que não ocupem muito espaço (para não poluir o ambiente), mas que apresentem todas as informações do produto de forma clara.

Produtos

Muitos produtos do supermercado vêm com uma etiqueta depositada diretamente na embalagem. Essa prática é comum e serve para otimizar os espaços nas gôndolas e facilitar para o cliente o acesso a informação do produto. É importante que apenas itens com estabilidade de preço tenham etiqueta na embalagem, para evitar danificá-la se for necessário trocar.

Balanças

Nos setores como açougue e FLV, as balanças são componentes fundamentais para determinar o preço dos produtos escolhidos pelos clientes, de acordo com a quantidade. Nela, os itens são pesados e automaticamente uma etiqueta adesiva é gerada, com o preço e a barra de código para pagamento no caixa.

Como você viu neste post, as etiquetas são fundamentais no supermercado e quando bem sinalizadas, podem aumentar as vendas e ajudar sua empresa. Esperamos que com essas dicas, você consiga melhorar a experiência do seu cliente e conquistar mais consumidores para seu estabelecimento! Por falar na relação com o consumidor, sabia que a Linear possui um setor de relacionamento com o cliente? Para saber mais entre em contato conosco.

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorInbound Marketing: você conhece bem?
NextEntenda como reduzir os custos na logísticaPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!