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Ruptura de estoque: você conhece bem?

  • dezembro 22, 2020
A ruptura de estoque é um grande problema para o varejo e pode gerar grandes prejuízos para as empresas, mas você conhece bem esse conceito? A ruptura de estoque é a falta de um produto no momento em que o consumidor realiza compra, ou seja, é quando o seu cliente deseja adquirir algum item ofertado por sua loja, que não está disponível no estoque no momento da compra.

A ruptura de estoque é um grande problema para o varejo e pode gerar grandes prejuízos para as empresas, mas você conhece bem esse conceito? A ruptura de estoque é a falta de um produto no momento em que o consumidor realiza compra, ou seja, é quando o seu cliente deseja adquirir algum item ofertado por sua loja, que não está disponível no estoque no momento da compra. Esse problema gera a insatisfação do consumidor, além da perda de lucro por parte do seu negócio, que deixa de efetuar uma venda por não ter o produto disponível.

Dessa forma, no artigo de hoje, vamos te dar dicas para evitar a ruptura de estoque e melhorar seu controle de produtos.

Controle efetivo de estoque

O primeiro passo para evitar a falta de produtos é ter o controle efetivo do seu estoque. Com uma boa gestão e organização, é possível identificar mais rapidamente os itens que estão em falta ou até mesmo evitar que eles cheguem a faltar. Tenha um sistema ERP que registre automaticamente todas as entradas e saídas de produtos e para monitorar todos os prazos de entrega de fornecedores. Com esse sistema, você consegue apontar a média de vendas de cada produto e realizar a reposição antes que ele falte no estoque.

Alinhamento com os fornecedores

Parte importante de ter um estoque abastecido, sem a falta ou a sobra de produtos, é estar alinhado com os seus fornecedores. Pense que os seus fornecedores são colaboradores da sua empresa e que o trabalho deles é essencial para que o seu negócio gire. Os prazos de entrega precisam estar bem alinhados e devem ser cumpridos a risca. Crie uma boa relação com eles, para ter prioridade e poder ter acesso a todas as informações sobre as mercadorias que fazem parte da sua empresa.

Conheça seu público

Conhecer os hábitos de consumo do cliente é fundamental para entender o fluxo de saída de produtos na sua loja.  Observando os itens mais vendidos e os menos vendidos, você consegue criar uma média da quantidade de cada item e determinar o período em que esse produto dura no estoque. Dessa forma, é mais fácil prever quando adquirir novos produtos para o seu estoque.

Tenha um plano de perdas

Uma dica interessante para o seu negócio é desenvolver um plano de perdas. Além da falta de produtos pelas vendas, os itens podem ser danificados ainda no estoque se não forem bem armazenados. Cada produto deve ser depositado em um local que corresponda a sua necessidade, seja refrigerado ou em temperatura ambiente. Uma equipe deve ficar encarregada de identificar problemas no processo, para desenvolver soluções viáveis e evitar a perda ou falta de algum produto.

Soluções para os clientes

Não tem jeito, mesmo com todos os cuidados, ainda sim é possível que em algum momento falte algum produto no seu estoque. Diante disso, é preciso desenvolver soluções para não perder seus clientes. Na hora em que o caixa ou vendedor identificar a falta do item no estoque, existem dois caminhos interessantes para indicar ao consumidor. Um deles é indicar um produto semelhante ou de outra marca da procurada pelo cliente. A segunda é pegar o contato do consumidor para avisar quando o item procurado estará disponível na sua loja. Com essas duas opções, você demonstra para o seu público que está atento as necessidades deles e que está buscando solucionar o problema.

Aplique as dicas que listamos neste artigo e veja como o seu controle de estoque vai se tornar mais eficiente e você obterá ótimos resultados para a sua empresa. Quer contar com o auxílio da tecnologia no seu negócio? Então, entre em contato conosco para conhecer mais detalhes das nossas soluções e aumentar a efetividade da sua empresa.

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