Atualmente, está mais do que claro para as empresas a importância das redes sociais para a atração e fidelização de clientes. O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, tendo mais de 69 milhões de usuários ativos apenas no Brasil, sendo o nosso país o terceiro com o maior número de perfis. Nesse espaço, é possível produzir conteúdo criativo, para aproximar o consumidor do seu negócio e ter a oportunidade de atrair um novo público. O Instagram for Business foi desenvolvido para atender as necessidades das empresas e é pensado para facilitar o seu contato com o público.
Dessa forma, no post de hoje, vamos te dar dicas de como o Instagram Empresa pode ajudar seu negócio.
Perfil Instagram para Empresas
O Instagram oferece uma opção especial para empresas chamada de Instagram Business. Essa modalidade permite que seu negócio tenha mais visibilidade e que o público o identifique como anunciante. Além disso, existem ferramentas específicas, que mostram o desempenho do seu perfil, para acompanhar a efetividade de suas ações. A criação dessa modalidade é simples, basta ir em configurações e mudar sua conta para comercial.
Defina um objetivo
Para qualquer ação ou estratégia que sua empresa investir, é preciso definir um objetivo e desenvolver um planejamento. É importante ter um cronograma de postagens, que façam sentido para os seus clientes e mostrem a personalidade do seu negócio. Não faça venda direta no seu perfil, lembre-se que o Instagram funciona como uma vitrine para sua empresa e que esse espaço deve ser usado para compartilhar informações relevantes com os seus consumidores. Definir o objetivo a ser atingido com a criação do seu perfil no Instagram, irá guiar seu planejamento e ajudar nas estratégias de Marketing.
Estratégia de Marketing
Por falar em Marketing, o Instagram é uma ótima rede social para investir em estratégias de divulgação. Primeiro, conheça seu público, para definir a linguagem e que tipo de conteúdo produzir. Entenda que os consumidores que seguem uma marca no Instagram, querem um conteúdo plural e criativo. Crie uma hashtag que reúna em um mesmo espaço todos os assuntos relevantes e que tenham relação com sua empresa. Invista em interação com os seus seguidores, faça enquetes, responda comentários e tire as dúvidas. No final, o Instagram deve ser um espaço para que você possa estreitar a relação com o seu cliente e alcançar um novo público.
Conteúdo
O Instagram oferece diversas ferramentas como stories, IGTV, Reels, todos esses formatos em vídeo, que podem ser usados para trabalhar sua marca com o público, sem falar diretamente em vendas. Outras possibilidades são o texto nas legendas, imagens e hashtags, que ajudam a gerar engajamento nas suas postagens. Determine os dias em que os conteúdos serão postados, pois é muito importante ter uma frequência, para que seu perfil permaneça em alta no feed. Invista em conteúdos que façam com que o cliente se conecte com o seu negócio e desperte interesse em comprar seus produtos.
Métricas
Monitorar o desempenho dos conteúdos que você compartilha, indica quais ações estão funcionando e quais devem ser desenvolvidas. Para isso, utilize das métricas que o Instagram oferece, que apontam a efetividade das suas postagens. O engajamento (interações dos clientes com seu perfil como curtidas, compartilhamentos e comentários) indicam o nível de envolvimento dos consumidores com sua marca, mas não é o mais importante. Nem sempre curtidas e seguidores significam aumento nas vendas, existem outros indicadores que apontam se seu público está realmente interessado em comprar seus produtos ou serviços. Por exemplo, na sua bio, deixe um link para que o cliente entre em contato direto com sua empresa, essa conversão mostrará o número de pessoas que chegaram até você pelo Instagram.
Como vimos neste post, com um bom planejamento você consegue aumentar proximidade com o seu cliente, gerar interação e usar o Instagram a favor da sua empresa. Esperamos que com essas dicas, você consiga fidelizar e conquistar mais consumidores para seu estabelecimento! Nos acompanhe nas mídias sociais, que toda semana postamos atualizações do mundo do varejo para você. Siga nosso perfil no Instagram e confira.