O Marketing é a criação de um conjunto de ações para gerar valor a uma marca e seus produtos, por meio de estratégias que chamem a atenção dos consumidores e incentivem a compra. Os supermercados são espaços ricos em oportunidades de desenvolvimento de estratégias de marketing, com a possibilidade da aplicação de ações simples, mas que geram grades resultados. O marketing deve ser aplicado em todas as fases de relação com o cliente, passando pela atração, indo para o estímulo para comprar mais e finalizando no pós-venda. Investir em um bom profissional da área é fundamental para garantir efetividade nas suas ações e para ter resultado. Dessa forma, no artigo de hoje, você vai entender a importância do marketing e porque investir nesse método.
Por que investir em Marketing?
É muito importante que os supermercadistas entendam quais resultados o marketing gera, antes do investimento. Quando pensamos em marketing, logo vem à cabeça as propagandas, sejam na rádio, TV ou impresso, porém ele vai além disso. O marketing tem o objetivo principal de atrair, reter e fidelizar seus clientes. Ele cria valor para sua marca e faz com que o público conheça seu negócio e estimula que os clientes consumam mais, aumentando suas vendas. Isso cria competitividade para a sua empresa no mercado e agrega valor a sua marca, tornando seu negócio produtivo.
Quais ações implantar?
Escolher em quais estratégias investir é um ponto fundamental e deve ser bem pensado e desenvolvido, para trazer resultados. No geral, existem ações que são indispensáveis e devem receber atenção especial do seu estabelecimento. Por isso, listamos algumas estratégias de marketing que você precisa investir.
Incentive os sentidos
O Marketing sensorial é uma estratégia que visa estimular os clientes a consumirem por impulso, por meio dos cinco sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição). Em um supermercado, é possível aplicar ações que incentivem os clientes a comprar utilizando todos esses sentidos, como por exemplo os stands de degustação, a forma como os produtos são organizados nas gôndolas, música e aroma ambiente e o uso de cores para chamar a atenção do consumidor.
Organização das gôndolas
Como já citamos anteriormente, a organização dos produtos nas gôndolas deve ser pensado de forma estratégica. Com técnicas de marketing, é possível dispor os produtos para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. Os itens que geram mais lucro para sua empresa e que aumentam seu ticket médio devem estar em destaque e serem colocados na altura dos olhos dos clientes, pois assim, serão os primeiros a serem vistos. Os produtos mais vendidos devem ficar no fundo do estabelecimento, para que o consumidor entre no espaço e tenha interesse em comprar outros produtos.
Datas comemorativas
Preparar a sua loja para datas comemorativas é uma importante campanha de marketing. As datas sazonais são períodos de aumento de vendas e adaptar seu espaço de acordo com a festividade, influencia os clientes a comprarem mais. Por isso, invista em decoração, destaque os produtos típicos da data, faça promoções e crie stands especiais. O objetivo é motivar o consumidor a comprar mais itens do que ele tinha planejado.
Promoções
As promoções são parte fundamental da rotina de um supermercado. Os consumidores procuram por bons preços na hora de escolher em que estabelecimento vão comprar. Assim, é interessante que você invista em promoções diárias, descontos, compre um leve dois, para estimular o seu cliente a comprar. As promoções devem ser bem planejadas para trazer lucro e aumentar as vendas.
Esperamos que com o post de hoje, você possa ter entendido um pouco mais sobre a importância do marketing e como ele pode proporcionar a melhor experiência para o seu consumidor. Quer aprender mais sobre estratégias de marketing? Veja dicas de neuromarketing para aumentar suas vendas.