O preço dos itens que você oferece na sua loja, são definidos após um processo interno muito importante, chamado precificação de produtos. Essa estratégia tem o objetivo de definir o valor ideal para o seu produto, levando em consideração fatores relevantes como o custo inicial do produto, a média do mercado e a demanda dos consumidores. É fundamental que o preço dos seus itens esteja dentro da realidade do mercado e do seu negócio. Valores muito altos podem afastar os clientes e valores muito baixos podem dar prejuízo para sua empresa.
Dessa forma, no post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre a precificação de produtos.
Entenda seu cliente
É claro que para definir o preço de um produto, primeiramente é preciso analisar os custos que sua empresa teve, para que ele cubra as despesas e gere lucro. Mas, após esse processo, pense um pouco no seu cliente. Entender o comportamento do seu consumidor, quais são os produtos mais vendidos, os itens exclusivos, ajuda a chegar em um valor que faça sentido para o seu negócio e para fidelizar e atrair clientes.
Fatores importantes
Alguns fatores são muito importantes no processo de precificação de produtos. O custo que sua empresa tem ao adquirir um produto deve guiar a definição do preço. Esses gastos são o valor pago ao fornecedor pelo item e transporte, os impostos e taxas, salários dos colaboradores e manutenção. Para ter a completa eficiência na análise desses fatores, você precisa ter registrado todos esses dados, com fácil acesso. Com um sistema ERP, é possível registrar as informações em um mesmo espaço, otimizando o processo.
Defina a margem de lucro
O sucesso de todo negócio é baseado no lucro. Por isso, defina a margem de lucro que sua empresa precisa ter com a venda de cada produto. A margem de lucro de um produto é definida, na divisão entre o lucro com a venda pelo custo total do produto. Por meio desse cálculo, você irá descobrir quanto sua empresa ganha com a venda de cada produto e se a margem de lucro atual está representando ganho positivo.
Fique atento ao mercado
Estar atento ao mercado e aos preços dos concorrentes é um bom indicativo para definição do seus valores. É claro que você não vai copiar e nem virar refém dos preços ofertados por outras empresas. A intenção é desenvolver uma precificação dinâmica, que acompanhe as tendências do mercado, para que seu negócio se torne competitivo, não perdendo dinheiro com preços muito baixos ou perdendo clientes com preços muito altos.
Calcule um valor justo
Como já citamos anteriormente, ter preços muito baixos ou muito altos não são vantagens para o seu negócio. Calcular um valor justo para o cliente e para a sua empresa é fundamental. Não adianta colocar um produto em oferta com um valor muito baixo para despertar o interesse do cliente, se você não vai ter lucro com essas vendas. Assim como não adianta vender um item com um valor acima do mercado visando lucro, pois os clientes não vão se interessar em comprar. Precifique seus produtos levando em consideração os custos que você teve, uma margem de lucro que sustente seu negócio e um preço que seja atrativo para o consumidor.
Por isso, a precificação de produtos deve ser um processo importante no seu negócio, para garantir que as estratégias de comercialização sejam personalizadas, de acordo com as necessidades do cliente. É sempre bom estar a frente da concorrência e oferecer um diferencial no mercado.
Gostou das dicas? Então, aproveite para ler também artigos sobre as estratégias de preço psicológico.