A tecnologia é uma das grandes aliadas dos negócios e pode ser um facilitador para os processos de gestão internos. O business intelligence é um recurso usado na logística de uma empresa, com o apoio da tecnologia, para otimizar as atividades desse setor. Investir em inovações pode ser um diferencial do seu negócio, para simplificar processos e aumentar a eficiência de tarefas, que fazem parte da rotina da logística. Utilizar de estratégias tecnológicas, além de melhorar sua gestão, viabiliza uma melhor estrutura dos setores e uma melhor organização dos colaboradores. Nem toda empresa entende a importância do business intelligence e como ele pode ajudar nos desafios diários e na diminuição de erros.
Dessa forma, nesse artigo, vamos te mostrar o que é e como aplicar o business intelligence em seu negócio.
O que é o business intelligence?
O business intelligence (BI), em tradução inteligência empresarial, é o uso da tecnologia para obter dados que serão convertidos em estratégias, para otimizar a gestão no setor de logística do seu negócio. O objetivo desse recurso muito mais do que colher dados, é transformar essas informações em ações efetivas, para melhorar os processos internos. A análise desses dados deve ser feita de forma metódica, para garantir sua eficiência.
Como o business intelligence ajuda seu negócio?
Implantar o business intelligence, além de ser uma diferencial para sua empresa no mercado, garante segurança para a tomada de decisões assertivas. Com essa ferramenta, é possível extrair informações relevantes da logística do seu negócio, como o estoque, a manutenção dos produtos, dinâmica com os fornecedores e etc. Esses dados serão convertidos em estatísticas, que irão indicar o caminho que o seu negócio deve seguir, para melhorar processos e investir em ações que estão dando certo.
Como implantar?
O primeiro passo é definir qual software você vai implementar para a coleta e armazenamento dos dados. Escolha a ferramenta que atenda melhor as características e necessidades do seu negócio e faça uma pesquisa completa, para definir a melhor opção. O segundo passo é desenvolver os indicadores de desempenho (KPIs Key Performance Indicators), pois eles serão usados como base para a aplicação do business intelligence, segmentando os objetivos da sua análise de dados. A terceira fase é organizar e armazenar os dados no seu software, para serem analisados. Defina uma equipe para cuidar e trabalhar esses dados e transformá-los em ações internas na sua empresa. Após essas fases, é o momento de usar essas informações organizadas e desenvolver os objetivos do seu negócio, à partir dessas etapas.
Como é o profissional business intelligence?
O profissional business intelligence pode ser especialista em diferentes áreas, já que a análise de dados se aplica a qualquer atividade da logística. As características que destacam nesse profissional é estar alinhado aos valores e objetivos da empresa, para saber em quais dados focar. Ele precisa ter conhecimento amplo de ferramentas e indicadores de performance, para extrair as informações que serão realmente relevantes para a empresa. Esse profissional deve ter domínio em análise e manuseio de dados, porque não adianta ter essas informações em mãos, se o colaborador não souber o que fazer com elas. Outro ponto importante é que ele saiba quais ações desenvolver, por meio das informações geradas pelos dados.
Quais as vantagens?
O business intelligence oferece várias vantagens para a sua empresa. Ele pode ajudar na redução de custos, ao identificar práticas que não geram resultados positivos. É com esse recurso que você consegue identificar falhas nos processos e encontrar soluções que tornem suas atividades eficientes. É possível desenvolver estratégias inteligentes que otimizem e simplifiquem os processos. Outra vantagem é estruturar sua gestão e torna-la mais efetiva.
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