O check stand é uma estratégia fundamental, para despertar o interesse do consumidor no seu ponto de venda. No varejo, existem estratégias para estimular o cliente a comprar, por meio de ações, como a organização dos produtos nos espaços da loja. A posição de um item na gôndola ou um stand de exposição podem parecer apenas parte da organização de um estabelecimento, mas saiba que o jeito como você dispõe os produtos, têm uma influência direta no interesse e na experiência do público com a sua empresa.
Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir como a aumentar a lucratividade da sua loja com a organização dos check stands.
O que é Check stand?
O Check stand é a ilha de produtos que fica localizada antes do caixa, geralmente no espaço onde os clientes ficam em uma fila, esperando para pagarem a compra. O objetivo dessa ilha é despertar o interesse de compra do cliente e chamar sua atenção para os itens expostos. Essa é sua última oportunidade de venda, por ser o último contato do consumidor com os produtos da sua loja.
Como organizar o check stand?
É fundamental saber organizar e padronizar os produtos do seu check stand, para que a estratégia tenha resultado. Não é qualquer item que deve ser usado nesse espaço, mas é preciso investir na variedade de produtos, que atinjam todos os públicos. Alguns pontos são necessários serem levados em consideração para melhorar a organização do seu check stand, como:
Harmonia
A harmonia é uma característica muito importante na organização de todos os espaços da sua loja e com o check stand não é diferente. Não deixe esse ambiente com muita informação, pois isso pode poluir a visão do cliente e fazer ele perder o interesse por esses produtos.
Marketing sensorial
O marketing sensorial deve ser muito explorado no seu check stand. Os sentidos humanos (audição, olfato, tato, visão e paladar) são os responsáveis por despertar o interesse do consumidor por um produto. No caso do check stand, os seus maiores aliados serão a visão e o tato. Enquanto o cliente espera na fila para ser atendido no caixa, a primeira coisa que irá chamar sua atenção será a organização dos produtos na ilha (visão). O segundo momento é quando esse cliente pega os produtos (tato) para decidir se irá comprar. Então, é importante que você invista no visual, cores e formatos, para despertar esse interesse no consumidor.
Ofertas
Ofertas sempre chamam atenção dos clientes. Nem todos os produtos no check stand devem estar em oferta, mas é fundamental que os itens em destaque estejam com um preço interessante, para estimular a interação do consumidor com esse espaço. Outra estratégia é colocar itens de consumo instantâneo, como doces, refrigerantes, revistas e etc.
Visual
Como já citamos o visual do seu check stand está diretamente ligado ao interesse do consumidor. Invista em um ambiente organizado, harmonioso e coerente, com produtos que seja interessante para diferentes públicos.
Gostou das dicas? A nossa empresa é especialista em soluções para ajudar o seu negócio a aumentar as vendas, então, entre em contato com a Linear Sistemas agora mesmo e agende uma conversa com um dos nossos consultores. Será um prazer te ajudar a melhorar os processos do seu negócio! Telefone: 31 2511-3131 ou cadastre-se aqui.