Fazer o controle de estoque é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras na rotina de uma empresa. Existem diversas estratégias para otimizar e facilitar essa função, como a curva ABC, um método que foi desenvolvido para calcular com exatidão todas informações do seu estoque. Esses dados são transformados em ações que evitam perdas e para que você adquira apenas a quantidade necessária de cada produto, atendendo a demanda específica do seu estabelecimento.
Então, no artigo de hoje, vamos te mostrar o que é a curva ABC e como ela pode ajudar o seu negócio.
O que é?
A curva ABC é um método de classificação de informações e uma ferramenta administrativa, que separa os itens de maior relevância ou impacto, que normalmente são em menor número no estoque. A classificação é dividida em três categorias, representadas pelas letras ABC, por isso o nome da ferramenta. A letra A representa os produtos de maior relevância, seja pelo valor ou quantidade. A letra B caracteriza os itens com importância intermediária em valor ou quantidade. A letra C se refere aos produtos de menor relevância de valor ou quantidade.
Qual o objetivo?
O objetivo da curva ABC é que você invista na quantidade exata de produtos que serão necessários na sua loja. As perdas no estoque são uma das principais fontes de prejuízo nas contas de um negócio e a curva ABC visa diminuir esse impacto, calculando a importância de cada item, por meio de porcentuais.
Como fazer?
Agora que você entendeu o que é a curva ABC e qual seu objetivo, vamos exemplificar o passo a passo desse método, para você aplicar no seu negócio.
1- Estabeleça qual será o período de análise do estoque (mensal, bimestral, anual). Esse fator é muito importante para que você consiga dimensionar os cálculos, de acordo com o período de tempo.
2- Monte e organize uma tabela, listando todos os produtos e as informações de cada um, como o preço, o código, a média de unidades vendidas por mês e a relevância do item no seu negócio.
3- Liste os itens do maior valor total (valor gasto com o produto por mês) até o menor valor total.
4- Calcule o percentual do parâmetro para direcionar cada item a uma das categorias (ABC). Com esse percentual, você consegue identificar a quantidade exata de saída do produto e o capital investido nele para o seu estoque.
Percentual do parâmetro: Primeiro calcule o valor acumulado (preço da unidade x unidades vendidas). Agora com o valor acumulado de cada produto, defina a porcentagem de cada item em relação ao valor total de todos os produtos acumulados.
Vamos supor que o produto Y tem o valor acumulado X. Esse valor então corresponde a 69% do valor total dos itens somados. Com essa porcentagem, você vai saber definir em qual categoria esse produto se encaixa na A B ou C.
Quais as vantagens?
Otimização do controle de estoque
Com esses dados, será possível que você determine qual a quantidade de cada produto deve ser adquirido, evitando perdas no estoque ou a falta de algum item diante da demanda de um cliente. Assim, você terá o controle total do seu estoque, economizando tempo e facilitando o trabalho do setor de compras.
Controle financeiro
É claro que uma das maiores vantagens da curva ABC é evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos ou a perda de vendas pela falta de um produto. O método calcula o valor exato que você vai investir em cada item, garantido um maior controle financeiro.
Estoque de acordo com as demandas
As informações geradas pela curva ABC permite que você visualize de forma mais ampla a quantidade de saída de cada produto, permitindo um alinhamento do estoque com as demandas do seu negócio.
Aplique o passo a passo que listamos neste artigo e veja como o seu controle de estoque vai se tornar mais eficiente e você obterá ótimos resultados para a sua empresa. Já conhece nosso perfil no Facebook? Siga nossa página e fique por dentro dos nossos conteúdos.