Um dos pontos mais importantes na logística de uma loja é o processo de conferência de mercadorias. Essa prática é fundamental para que você possa fazer o controle do seu estoque e claro, porque mercadoria é sinônimo de dinheiro. A maior parte do investimento do seu negócio são nos produtos, que mais tarde serão revertidos em lucro, por isso, todo cuidado com a mercadoria é pouco. No varejo, esse cuidado deve ser redobrado, já que o fluxo de produtos é maior e necessita de atenção, de acordo com a caraterística de cada um.
Então, no artigo de hoje, vamos te dar seis dicas para otimizar o processo de conferência de mercadorias.
Monitore as entregas de pedidos
O primeiro passo é acompanhar de perto a entrega dos pedidos pelos fornecedores. Tenha um ambiente adequado para receber as mercadorias e cheque se a quantidade do pedido está correta, verificando se a qualidade dos produtos corresponde ao que você espera. Essa ação é muito importante, porque já no primeiro momento, você pode identificar qualquer problema na entrega e resolver diretamente com o fornecedor.
Defina horários
Para que você possa fazer a conferência das mercadorias desde a entrega até o armazenamento, é necessário definir horários e ter uma agenda de entregas, para organizar sua equipe e garantir que todos os produtos sejam checados. Se não houver uma organização de horários, os fornecedores podem fazer entregas ao mesmo tempo ou em horários que o quadro de funcionários esteja reduzido, o que pode prejudicar a checagem das mercadorias.
Registre os pedidos
Após a entrega dos pedidos, é fundamental registrar todos os detalhes do processo, junto com as informações de compra. Documentar as entregas vai te ajudar a ter o controle do estoque e com acesso a esses dados, é possível analisar e apontar problemas com a mercadoria.
Tenha estratégias
Quando falamos em otimizar processos, não falamos apenas em torna-los mais rápidos, mas sim para que sejam eficientes, excluindo a possibilidade de perder tempo repetindo as mesmas tarefas. Por isso, é fundamental que você tenha estratégias bem definidas, para mapear todo o processo de conferência de mercadorias e garantir que ele seja feito de forma eficaz, evitando erros.
Software de gestão
Um sistema automático para apoiar no processo de conferência pode ser um grande aliado. O uso da tecnologia na sua empresa é uma forma de simplificar os processos e economizar tempo, o que não é diferente na conferência de mercadorias. O software de gestão pode atuar no registro e armazenamento de informações sobre os produtos.
Conferência cega
Uma modalidade que pode auxiliar no processo de conferência de mercadorias é a Conferência Cega. A Conferência Cega é uma estratégia em que o responsável por receber a mercadoria deve preencher a nota fiscal com a quantidade exata dos produtos recebidos pela loja. Dessa forma, caso aja uma divergência de quantidades, a situação pode ser resolvida de imediato e você decide junto ao fornecedor qual a melhor solução, assim, evitando problemas em um estágio mais avançado do processo, como na hora do armazenamento.
O sistema da Linear possui a funcionalidade da Conferência Cega, modalidade muito importante, que checa o que está chegando dos fornecedores, através das notas fiscais eletrônicas, com o pedido de compra realizado. Com esse procedimento, você terá mais tranquilidade na atualização dos estoques, evitando perdas, roubos e outros incidentes que possam ocorrer na hora da entrega de mercadorias. Para saber mais entre em contato com a Linear.