Talvez você não conheça o conceito de Customer Centric, que tem o objetivo de tornar o cliente o centro do negócio, mas saiba que essa pode ser uma estratégia muito positiva para a sua empresa. Toda ação que resulta na melhora e no desenvolvimento do relacionamento com o cliente, sempre será uma vantagem, pois o cliente é a razão do sucesso do seu negócio. É importante ter em mente que todos os investimentos em fatores de qualidade, devem ser voltados para melhorar a experiência do consumidor.
Então, no artigo de hoje, vamos te ensinar como usar o Customer Centric para ajudar o seu negócio a crescer.
O que é Customer Centric?
Antes de tudo, é fundamental que você entenda exatamente o conceito de Customer Centric. Essa é uma estratégia que volta todo o planejamento de uma empresa para o consumidor, com o objetivo de reter esse cliente, ao proporciona a melhor experiência possível no atendimento. Esse investimento no cliente deve ser visto em todas as etapas, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Por que adotar a estratégia de Customer Centric?
Manter um bom relacionamento com o cliente é o primeiro passo para garantir que sua loja seja sempre a primeira opção. Com o Customer Centric, você vai projetar todas as estratégias para o cliente, pensando em uma relação a longo prazo. É necessário entender que depois das inovações tecnológicas, o comportamento do consumidor mudou e agora os clientes querem um atendimento personalizado e mais pessoal.
Como ser Customer Centric?
Para definir o Customer Centric como uma estratégia definitiva do seu negócio, é importante pensar com a cabeça do cliente. Fatores como preço, boa comunicação, agilidade no atendimento e qualidade do produto ou serviço, são os principais pilares para atingir a satisfação do seu cliente. Para entender melhor o comportamento do consumidor e desenvolver ações personalizadas, é preciso analisar os dados que sua empresa tem dele. Todas as informações que são coletas ou observadas, devem ser usadas para descobrir quais ações serão efetivas, sempre pensando no melhor para o seu cliente.
Quais estratégias desenvolver?
Agora que você já entendeu o conceito de Customer Centric e como ele pode ajudar no seu relacionamento com o cliente, é hora de saber quais as principais estratégias para alcançar o objetivo de tornar o cliente o centro do seu negócio.
Cumpra expectativas
Quando o cliente decide comprar seu produto, ele está querendo solucionar um problema, assim criando expectativas sobre seu serviço e se ele irá conseguir suprir suas necessidades. Nunca prometa algo que você não possa ou não consiga cumprir. Clientes gostam de honestidade e de saberem no que exatamente estão investindo seu dinheiro. Expectativas frustradas são difíceis de serem administradas e é aí que você pode perder definitivamente o cliente.
Entenda o cliente
Como já citamos, o comportamento do seu cliente será um dos principais indicadores de qual caminho seguir. Analise os dados disponíveis para entender os hábitos dos consumidores e descobrir o que os motiva a comprar na sua loja, para que você possa investir em ações que melhorem essa experiência.
Empatia
Já citamos algumas vezes aqui no blog, a importância da empatia no atendimento ao cliente. Se colocar no lugar do consumidor é um passo importante para oferecer a melhor solução para o problema dele. Isso faz parte de um atendimento personalizado, quando você entende a necessidade de cada consumidor.
Canais de relacionamento
Investir em diferentes canais de comunicação é fundamental para manter uma relação com o cliente. Os canais de relacionamento podem funcionar tanto para que os consumidores tenham facilidade para entrarem em contato com a sua empresa, quanto para que você tenha um feedback e possa usar essas informações a seu favor.
E foi pensando no consumidor, que nós da Linear Sistemas, abrimos mais um canal exclusivo para nossos clientes, no qual eles terão a oportunidade de tirar dúvidas, enviar sugestões, elogios e críticas! Acesse aqui e deixe sua ideia.
Agora que você já sabe como usar o Customer Centric a favor do seu negócio, conheça dicas para ser a primeira opção do seu cliente.