Poucas empresas sabem, mas a análise de dados é uma ação fundamental para o sucesso do seu negócio. Segundo o 8º Relatório Anual de Vendas e Marketing produzido pela Consumer Goods Technology, 50% dos fornecedores do varejo apontaram que a análise de dados é a principal estratégia tecnológica, que determina seu relacionamento com o estabelecimento. A análise de dados é a conversão dos números da sua empresa, em informação de qualidade, para o desenvolvimento de estratégias e aplicação de ações.
Então, no artigo de hoje, vamos saber sobre a importância e os resultados que a análise de dados pode ter para o seu negócio.
Como trabalhar com dados?
Toda empresa coleta dados tanto de clientes quanto de fornecedores e essas informações podem ser usadas para aumentar os indicadores de qualidade do seu negócio. O primeiro passo é entender quais dados irão ser usados e qual o objetivo da análise deles. Por exemplo, as informações fornecidas pelos seus clientes podem criar um padrão de consumo, que te ajude a criar um atendimento personalizado e a melhorar o seu produto ou serviço. O primeiro passo é coletar dados, ou seja, além das informações que sua empresa já tem, invista em soluções que coletem dados de clientes e fornecedores. A próxima etapa é encontrar padrões nesses dados, que sejam úteis para a sua empresa. E por fim, para que você possa usar dessas informações para desenvolver estratégias, é preciso interpretar esses dados, para que eles possam se transformar em ações efetivas.
Fique atento, agora as empresas precisam se adaptar as normas da Lei de Proteção de Dados. Para saber mais leia esse conteúdo que produzimos.
Satisfação do cliente
A satisfação do cliente é um dos principais objetivos de uma empresa. Para te ajudar nessa missão, os dados fornecidos pelos clientes podem te orientar, para melhorar o seu atendimento e relacionamento com o consumidor. Os dados mostram o comportamento e as demandas do cliente e você pode usar essas informações, para personalizar o atendimento e aumentar as chances de fidelização.
Desenvolver estratégias
A principal vantagem da análise de dados é utilizar as informações para desenvolver estratégias. É importante que todos os dados e estatísticas sejam integrados, de forma que as decisões sejam mais assertivas e rápidas. Com dados em mãos, você pode pensar nos próximos passos para aumentar seu lucro, seja no investimento em um segmento de produto ou serviço, estratégias de marketing, atendimento, pós-venda e outros.
Análise de ações
Depois de coletar, interpretar e usar as informações para desenvolver estratégias, a análise de dados pode ser usada novamente, para atestar a efetividade das ações aplicadas. Ações precisam de resultados, não basta apenas implantar. Por exemplo, desenvolver uma promoção para um produto que está com a venda baixa, pode ser uma boa estratégia no papel, mas quando colocada em prática não surtir o efeito esperado. Os dados servem exatamente para que você tenha conhecimento de quais resultados a ação obteve, para dar continuidade ou mudar a estratégia.
Como podemos observar, é muito importante para o seu negócio a análise dados, já que com ele você pode desenvolver estratégias para melhorar o seu serviço e investir em ações com resultados mais seguros.
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