A inadimplência é um problema muito comum enfrentado pelas empresas, que precisam investir em um sistema que simplifique as vendas e ajude a diminuir esse déficit. A inadimplência é o não cumprimento de uma obrigação financeira, como o não pagamento de um produto ou serviço, no caso de empresas, por parte de clientes ou fornecedores. Esse problema atinge principalmente o varejo, que lida com um alto fluxo de caixa e precisa encontrar soluções para evitar que esse fator influencie no lucro.
Então, no artigo de hoje, você vai saber como agilizar as vendas da sua frente de loja e reduzir a inadimplência do seu negócio.
Gestão integrada
Uma solução muito importante para que seu negócio tenha controle das transações financeiras, é a implantação da Transferência Eletrônica de Fundos (TEF). A TEF é uma tecnologia segura para varejistas, que centraliza todos os pagamentos feitos no seu PDV. Com essas informações integradas, é possível que você tenha o controle completo do fluxo do seu caixa. As vendas no cartão garantem ainda, que a empresa responsável por processar e validar as operações repasse os valores das vendas. Sendo assim, o TEF é a solução ideal para essa rotina operacional.
Análise de crédito
Uma estratégia que pode te dar segurança para realizar vendas no crédito é a análise de crédito. Com o CPF do seu cliente, é possível acessar bancos de dados, que mostram o histórico de consumidor dessa pessoa e se ela cumpre os compromissos financeiros. Essa é uma forma de diminuir o risco de inadimplência, já que você pode liberar a venda apenas para o cliente que passe segurança.
Formas de pagamento
É importante para qualquer negócio, oferecer o maior número de possibilidades de pagamento, para atender as necessidades dos clientes. Mas é importante que sua empresa esteja preparada para se adequar a realidade de cada modalidade, assim, desenvolvendo estratégias que diminuam a inadimplência. O pagamento por boleto e cartão de crédito são as duas modalidades que mais geram inadimplência, já que o pagamento só é efetivado depois da compra. Ofereça vantagens para clientes que pagam á vista no dinheiro ou no débito, para estimular essas modalidades e evitar a venda fiada.
Automatizar o processo de venda
Com tudo o que falamos nesse artigo, uma das vantagens de investir na TEF é a otimização no atendimento. Para controlar e reduzir a inadimplência, é fundamental ter um sistema automatizado, que permita um processo de venda rápido e que proporcione o controle financeiro do seu negócio.
Como podemos ver no post de hoje, sua empresa precisa se planejar para reduzir a chances de inadimplência. Infelizmente, não é possível zerar essa possibilidade, mas existem soluções tecnológicas que ajudam a controlar.
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