Você sabe o que é Omnichannel? Sabia que essa estratégia influencia diretamente no volume de vendas e no aumento do lucro de uma loja? O Omnichannel integra todos os modos de venda de uma loja, para que sejam mais assertivos e eficientes. É por isso que no post de hoje você vai entender sobre esse conceito e como ele irá te ajudar a alavancar suas vendas e tornar seus processos muito mais consistentes!
O que é Omnichannel?
Do latim, o prefixo “omni” significa algo como tudo ou completo. Já do inglês “channel” pode ser traduzido como canal. Assim, Omnichannel significaria a coexistência de diversos canais em um mesmo universo.
As estratégias desse processo consistem em realizar um processo de comunicação em diversos canais simultaneamente, desse modo aperfeiçoando a experiência que o cliente tem quando está em contato com seu estabelecimento. A integração dos canais de venda (e-commerce, aplicativos, pontos de venda e lojas físicas), tanto online quanto offline, tem o objetivo de fazer com que o cliente não tenha distinção de tratamento ou experiência quando se relaciona com cada canal. Esse processo ajuda na coesão e mensuração da experiência do cliente de sua loja.
Quais são os benefícios de uma estratégia Omnichannel?
A melhora na experiência do cliente é um ponto valioso a ser levado em conta. Com todo esse trabalho, você passa a reconhecer os setores e serviços oferecidos tendo a chance de melhorá-los. Desse modo, seu negócio tende a crescer, as vendas aumentam e os clientes se tornam fiéis a sua marca.
Com o cliente tendo o poder de compra e de como escolher sua experiência ele se torna mais confiante e entende que a organização trabalha em prol de seu bem-estar.
Como tornar meu negócio Omnichannel?
Primeiro você deve conhecer para quem você vende, no caso, seu cliente. Com as características e hábitos do consumidor, fica muito mais fácil perceber como ele gosta de ser abordado e tratado no período de compra.
Neste post, você garante algumas dicas de como reconhecer seu público e direcionar suas vendas a ele.
O próximo passo é realizar o que o próprio termo denomina: tornar todos seus canais integrados. Neles, você deve trabalhar sua imagem de uma forma integrada e consistente. Isso significa que as ferramentas de venda, tanto online como offline devem estar alinhadas.
Depois de tudo esquematizado, chegou a hora de ficar atento aos feedbacks e ao funcionamento das campanhas e atendimentos. Lembre-se que a mensuração dos resultados é chave para que você consiga realizar ações efetivas.
Seguindo esses passos você avalia o funcionamento e a qualidade da integração de seus canais, além de diminuir as chances de falhas. Esperamos que com esse post você tenha conseguido perceber a importância de desenvolver uma estratégia Omnichannel para seu negócio.