Os últimos meses do ano são sempre muito movimentados no comércio, e este atinge o seu ponto alto com as vendas de final de ano. Como falta pouco tempo para essa época tão virtuosa, você certamente está preparando seu supermercado para lucrar mais, não é mesmo?
Pensando nisso, selecionamos quatro ótimas dicas para você aumentar as suas vendas de final de ano. Continue a leitura para conferir todas elas e aprender a implementá-las no seu negócio.
Analise os dados dos anos anteriores
O primeiro passo para que você tenha informações o mais próximo possível da realidade é conferir os dados dos anos anteriores. Isso porque todo o seu planejamento dependerá de números, indicadores de desempenho (KPIs) e metas.
Assim sendo, colete e monitore os resultados do passado para que eles sirvam como um ponto de referência para a definição de suas estratégias futuras.
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Faça um bom planejamento de estoque
Se você quer se preparar para o aumento da demanda, procure manter o seu estoque elevado. Afinal, é essencial que o supermercado tenha à disposição dos clientes todos os produtos que eles possam procurar. Caso não encontrem, lembre-se de que a concorrência estará de portas abertas para recebê-los.
Portanto, prepare o estoque para esse momento, mas com muito cuidado, visto que armazenamento em excesso significa fluxo de caixa parado e retido. Diante disso, não hesite em fazer uma pesquisa de mercado e conheça as principais tendências para supermercado, a fim de seguir as melhores práticas.
Invista em propagandas e divulgação
O período de final de ano é um prato cheio para as chamadas compras por impulso. A questão é que, como as pessoas estão com mais dinheiro em mãos, elas se sentem mais tentadas a cada vez que têm contato com alguma oferta.
Então, a sua mensagem também precisa chegar até os clientes — de preferência, mostrando as suas vantagens e ofertas. Para tanto, planeje algumas promoções especiais para a ocasião com o apoio da equipe de marketing e propaganda, e divulgue-as em suas redes sociais.
Muitos supermercados optam pela estratégia de criar chamarizes, ou seja, a venda de produtos quase a preço de custo, mas que estimulam o consumidor a comprar mais coisas. Em alguns casos, uma boa dica é reduzir o valor do produto pensando no ganho em volume.
Ofereça um bom atendimento
Muita gente passa o ano todo economizando no intuito de ter tranquilidade financeira para fazer as compras tradicionais da época. Essas pessoas costumam ser as mais conscientes, mas também as mais exigentes. Dessa forma, tanto para elas quanto para os demais clientes, direcione um atendimento especial.
Investir em treinamentos é uma excelente ideia nesse sentido, pois os colaboradores da sua loja devem estar preparados para responderem às dúvidas dos compradores, assim como para indicarem as melhores opções de produtos. Vale destacar que essa capacitação também inclui os profissionais contratados em caráter temporário.
E aí, vai arregaçar as mangas para implementar nossas dicas? Não se esqueça de que é fundamental fazer um bom planejamento para aproveitar o período das vendas de final de ano de forma eficiente e, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu supermercado.
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