As pessoas passaram a frequentar mais os atacarejos durante o período de retração econômica, tanto que o segmento apresentou um crescimento acima de 12% em 2018. Com o aumento no volume de negócios, um software para atacarejo se torna fundamental para suprir as necessidades desse setor em expansão.
Isso porque esse tipo de comércio opera sempre com vendas em grandes volumes, o que gera um fluxo de mercadorias muito mais intenso nos estoques, gôndolas e prateleiras. Dessa forma, a automação é a saída para garantir eficiência nas operações e, claro, na parte mais importante do negócio: o atendimento ao cliente.
Sendo assim, confira nos próximos tópicos os requisitos que seu próximo sistema para atacarejo deve ter para que a logística em suas lojas funcione perfeitamente!
As funcionalidades disponíveis
O setor atacarejista trabalha de um jeito diferente, comparado com o de supermercados. Em lojas desse modelo, os preços se modificam conforme o volume de produtos que cada cliente compra.
Por isso, um software para atacarejo deve ser equipado com funções que antecipem esse tipo de compra, em que o desconto é concedido em função da quantidade. Ele também precisa ser de fácil operação no PDV, o ponto mais sensível de uma loja. Afinal, é onde acontece o contato entre os colaboradores e o consumidor final.
A opinião de outros clientes
Será que o software aparentemente tão bom é, de fato, bem avaliado? Será que ele foi desenvolvido para dar conta das constantes atualizações nas regras fiscais e tributárias? O produto oferece uma boa retaguarda?
Para saber as respostas dessas e de outras questões, é interessante você conversar com clientes que já utilizam a solução em seus estabelecimentos. Ouvir as experiências deles vai facilitar a sua tomada de decisão.
A reputação do fornecedor no mercado
A partir da opinião de clientes já atendidos, também é possível conhecer outro aspecto crucial do seu futuro fornecedor de sistemas: a reputação. Nesse segmento, ela pode ser avaliada pelos seguintes aspectos:
- cumprimento de prazos — para entrega do software em condições de operar;
- suporte e treinamento — para garantir que suas funções sejam plenamente utilizadas;
- preços praticados — valores muito abaixo da média podem indicar um produto aquém do desejado, enquanto muito altos podem inviabilizar sua contratação.
O suporte oferecido
No atacarejo, o conhecido ditado “tempo é dinheiro” cai como uma luva. Trata-se de um formato de loja em que a movimentação de mercadorias entre estoques e locais de exposição é muito intensa, e que não pode ser interrompida de maneira alguma.
Sendo assim, o que aconteceria se o seu software de gestão apresentasse algum problema? Diante disso, um suporte que esteja disponível sempre que precisar é essencial e um dos critérios mais decisivos na hora da escolha.
A facilidade de implementação
Já destacamos que o setor de atacarejo apresenta peculiaridades que devem ser observadas pelo fornecedor. Nesse sentido, e considerando ainda a questão do tempo, a facilidade de implementação da solução é igualmente decisiva. Seria ruim adquirir um software que demore a entregar o que promete, até porque há lojas que operam 24 horas por dia.
Nós, da Linear Sistemas, conhecemos as necessidades de quem opera como atacadista e vende para o consumidor final. Por isso, nossas soluções atendem desde a parte da gestão e controle de estoque, com o WMS Linear, até às demandas no PDV.
Neste último, oferecemos a modalidade de vendas para sócios-torcedores de clubes de futebol para gerar ainda mais valor. Tudo isso, claro, com emissão de cupons fiscais alinhadas às atualizações do Fisco em um software para atacarejo versátil e funcional.
Sua loja merece um sistema completo e desenvolvido sob medida. Faça contato com a Linear e conheça nossas soluções!