Claro que nenhuma empresa gosta de perder clientes! Pensando nisso, no artigo de hoje vamos apresentar estratégias para evitar a perda de clientes e, consequentemente, prevenir a diminuição de vendas e de faturamento.
Segundo pesquisas, os supermercados brasileiros perdem em média 30,1% dos seus clientes ao longo do ano. Isso é muito alto! Para ter uma melhor noção prática, imagine que seu mercado tenha mil clientes. Se ele perde 30,1% ao ano, quer dizer que você perdeu cerca de 300 clientes. Complementando essa pesquisa, outro dado sugere que o valor perdido para o seu negócio por cada cliente que se foi é equivalente a cerca de 900 reais por ano. Ou seja, 300 clientes que se foram representam 270 mil reais que a sua empresa deixou de ganhar naquele ano.
1 – Jamais permita a ruptura de gôndola
Nunca deixe que faltem produtos nas gôndolas. Quando isso acontece a experiência de compra do cliente é afetada negativamente. Prejudica a retenção e a fidelização dos clientes. Se você não tem o produto, a necessidade por ele não deixará de existir, o seu cliente irá procurar no concorrente e você perderá a venda e talvez também a sua credibilidade com aquele cliente.
2 – O atendimento ruim marca o cliente
Lembra daquele dia que você foi mal atendido naquela loja! Com certeza você lembra e não quer mais voltar lá. Seu cliente que foi mal atendido também. Um bom treinamento da equipe de loja é imprescindível, porque um atendimento ruim pode significar a perda de vários clientes. Uma ótima opção é realizar uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento e fazer melhorias caso os clientes apontem algum problema. Leve em consideração as reclamações dos seus clientes e modifique a equipe. Eventualmente, algum funcionário pode se destacar com atendimento ao público e ocupar uma função que tenha esse maior contato, ou então o contrário.
3 – Problemas sempre existirão e sempre merecem atenção
A falta de resolução de problemas é um grande erro. Dificuldades para a resolução ou mesmo a falta dela só traz prejuízos para sua empresa. Em muitos casos o cliente pode até não voltar mais para fazer compras, o que vai trazer grande prejuízo para a empresa. Se um problema foi detectado, resolva-o. Seja um erro no preço, na exposição, um erro de grafia, seja o que for. Preferencialmente, solucione imediatamente, antes que mais clientes percebam ou sejam impactados.
4- Não promova a cultura da insistência e da inconveniência
A experiência de compra é o ponto chave no mercado atual. Oferecer aquilo que o cliente realmente quer é um dos maiores acertos que sua empresa pode ter. É muito chato e inconveniente quando o vendedor insiste para que o cliente leve algum produto, se cadastre em algum programa, faça o cartão da loja e etc. Ninguém gosta desse tipo de atendimento e ele deve ser evitado.
6 – Evite praticar preços muito altos
Não tem problema nenhum querer lucrar. Mas queira do jeito certo. Praticar preços altos é uma das grandes causas da perda de clientes. A lucratividade do negócio é importante, mas é preciso ter cuidado. Para obter sucesso é necessário ter um preço competitivo no mercado e entregar algo a mais, como ofertas personalizadas e boa experiência de compra.
7 – Conheça o seu cliente
Essa é a dica mais relevante. Isso porque, cumprindo esta, todas as outras são naturais. Se você conhece o seu cliente, tem um bom relacionamento com ele e sabe como agradá-lo, o sucesso é consequência! Conhecendo o seu cliente você não dará motivos para perdê-lo, pois terá prevenido os motivos que levariam a isso.
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