Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

6 questões que você deve avaliar ao contratar um ERP para supermercados

  • março 29, 2019

Adquirir um ERP para supermercados que atenda exatamente às necessidades do seu negócio, ou continuar com o atual que “quebra um galho”? Eis a questão! Se optar por esse investimento, você não vai se arrepender. Mas, veja bem: a escolha de um software adequado deve ser pautada por critérios técnicos. Afinal, a solução é voltada para a melhora na performance geral da empresa.

Maior produtividade, menor exposição a erros e controle mais preciso dos fluxos são algumas das vantagens que só um Enterprise Resource Planning pode proporcionar. Por aí, já dá para perceber que esse é um recurso fundamental, cuja escolha deve ser feita com extremo cuidado.

E para ajudar você a tomar a melhor decisão, listamos os principais pontos a serem observados antes de investir em um ERP para supermercados. Aproveite as nossas orientações e boa leitura!

1. Adequação às necessidades do seu supermercado

Seu estabelecimento tem um fluxo muito grande de pessoas e de mercadorias ou apresenta movimento dentro da média? Quanto mais complexas forem suas operações, mais robusto deverá ser o seu sistema para supermercados.

Assim decidem, por exemplo, grandes redes atacadistas que trabalham com estoques imensos e que operam com uma extensa malha de distribuição. Para esse tipo de empresa, a demanda é por um ERP para supermercados que:

  • permita gerir a cadeia de suprimentos de maneira a evitar atrasos;
  • agilize a reposição de mercadorias em gôndolas e prateleiras, considerando as distâncias;
  • conecte setores de compras, vendas e estoque;
  • permita cadastrar mercadorias e antecipar custos com os impostos;
  • ajude a gerenciar folhas de pagamento extensas, com seus encargos e possíveis comissões.

Agora, se o seu estabelecimento é de médio ou pequeno porte, considere escolher um sistema que seja suficiente para emitir e armazenar notas fiscais a partir da nuvem. Nesse caso, uma vantagem adicional é que sua implementação é mais simples. Pode ser feita até à distância junto com a empresa que o desenvolve.

2. Integração com outros sistemas e equipamentos

A função nobre de um ERP é servir como um sistema informatizado que promova a integração entre diferentes setores. Na indústria, uma das funcionalidades desse recurso é aferir a eficiência de equipamentos, ao mesmo tempo em que fornece dados para relatórios.

Já no comércio, a solução tecnológica interliga setores interdependentes, mas que não tenham as mesmas funções — como vendas e contabilidade. É como se ela fosse o “sistema dos sistemas”, e serve também como ponte para que setores distintos dialoguem entre si.

Nos supermercados, um uso clássico do ERP encontra-se nos seus Pontos de Venda (PDV). Isso porque, na hora do pagamento, a loja precisa ter uma retaguarda que garanta o recebimento dos valores pagos em cartão, em um processo conhecido como conciliação — um dos pontos mais sensíveis na gestão de um negócio.

Processos de conciliação que não sejam coordenados com um ERP de qualidade podem gerar o temido chargeback. Trata-se do estorno de valores pagos depois de uma venda concretizada, que pode ser feito de má-fé ou não. Sendo assim, é fundamental levar esse fator em consideração para não ter sustos depois.

3. Credibilidade do fornecedor

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que o barato pode sair caro, não é verdade? Nesse sentido, a escolha de um software para supermercados não deve levar em conta apenas o preço. Existem fornecedores de soluções mais experientes em determinados nichos do que em outros, e esse fator faz diferença.

Queremos dizer que enquanto há empresas que desenvolvem ERPs melhores para a indústria, outras se especializam no comércio. Além do mais, dentro do conjunto das que operam com o comércio, tem as que desenvolvem soluções específicas para supermercados.

Ainda há o fato de que um sistema desses não é como um produto que possa ser trocado ou consertado com facilidade, caso não se ajuste às suas demandas. A implementação de um ERP leva tempo, pessoas precisam ser treinadas e toda a operação passa a depender do seu funcionamento. Por isso, dê preferência a um fornecedor que também oferece um suporte pós-venda adequado.

Credibilidade e know how são fatores decisivos na hora de fechar negócio. E não decida até ter certeza de que o fornecedor tem condições de cumprir com todas as suas obrigações contratuais.

4. Segurança de informações

Não é apenas o chargeback que tira o sono de supermercadistas em todo o Brasil. As fraudes cometidas por pessoas de fora preocupam, mas são potencialmente menos lesivas se comparadas com as que surgem entre os próprios funcionários.

Houve até um caso de uma operadora de caixa que, em dois anos, se aproveitou de sua função para subtrair R$ 800 mil da unidade em que trabalhava. Provavelmente, a loja em questão não contava com um ERP configurado para prevenir esse tipo de ocorrência.

Preservar a segurança nas transações comerciais é uma das utilidades de um sistema eficaz. Por isso, certifique-se de que seu futuro software seja também um escudo contra possíveis fraudadores e golpistas.

5. Facilidade de implementação

O tempo é precioso no mundo dos negócios, e não seria diferente com os supermercados. Mais ou menos na linha do “trocar pneu com o carro andando”, todo supermercadista sabe que uma interrupção nas operações significa prejuízos quase irrecuperáveis.

Sendo assim, avalie um ERP pelo tempo que demanda para ser implementado e para que seus colaboradores estejam aptos a operá-lo com total desenvoltura.

6. Ajuste às leis fiscais

Um sistema eficaz também garante a emissão de notas fiscais dentro dos parâmetros determinados pelo fisco brasileiro. Aliás, não são apenas as notas que exigem atenção às leis, que mudam o tempo todo.

O SPED fiscal, por exemplo, exige a maior atenção das empresas no cumprimento das obrigações tributárias, já que seus layouts e funções estão sempre sujeitos a atualizações. Logo, um sistema funcional deve estar configurado para operar tendo em vista as exigências dos órgãos públicos, tanto fiscais quanto trabalhistas.

Finalmente, considere o custo-benefício antes de contratar um ERP para supermercados. Nem sempre o mais caro é o melhor. Portanto, uma decisão certeira vai depender da sua capacidade de pesar diversos fatores ao mesmo tempo.

A Linear Sistemas pode oferecer a solução ideal para as demandas do seu estabelecimento. Quer saber mais detalhes? Entre em contato com a gente!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorSaiba o que é automação comercial e suas vantagens
NextAprenda o que avaliar para escolher um sistema para padariaPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!