A avaliação da concorrência consiste em uma ação tradicional no mundo dos negócios. Deixar de realizá-la é um deslize que você não pode cometer se quiser mesmo se destacar dos concorrentes e encontrar novas oportunidades de mercado.
Acompanhar os passos dos seus concorrentes é uma excelente forma de comparar as empresas, descobrir novos processos e práticas que proporcionam resultados positivos e, ainda, conservar o nível de competitividade organizacional.
Essa medida auxilia no desenvolvimento de estratégias para o sucesso do seu negócio. Não sabe o que fazer em relação a isso? Continue a leitura e confira nossas dicas de como se destacar dos concorrentes!
1. Identifique os concorrentes
Existe concorrência em qualquer ramo de atuação. Mas há empresas que são concorrentes mais diretos, no sentido de ofertarem serviços e produtos parecidos com os do seu estabelecimento. É aí que se apresenta a necessidade de investigar outras lojas e avaliar o mercado.
Além dessa pesquisa, tente entender melhor como o cliente reconhece seu negócio. Ou seja, pergunte a ele sobre o diferencial da sua loja e do que ainda sente falta, visto que ele poderá encontrar em outro lugar.
2. Capacite seus colaboradores
Treinar a equipe pode parecer uma ação cara para vários empresários. Porém, quando bem realizada, costuma valer a pena. Ao elaborar um programa de treinamento para os colaboradores, a primeira medida é fazer um diagnóstico. No caso, é necessário levantar os seguintes questionamentos:
- Entre os setores em que as melhorias são fundamentais, quais são os prioritários?
- De tudo o que pode ser ensinado, o que é mais essencial?
- Qual curso pode ser oferecido aos bons colaboradores para que fiquem ainda melhores?
Quando você tiver as respostas em mãos para embasar a criação do programa de treinamento, seu negócio pode conseguir se destacar dos concorrentes. Afinal, pessoas capacitadas geram melhores resultados.
3. Fortaleça a imagem da sua marca
Várias empresas deixam o mercado por perderem espaço para a concorrência e não conseguirem alcançar os clientes. Então, o empreendedor precisa fortalecer sua marca, vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o consumidor desse valor e se destacar da concorrência acirrada.
Nesse sentido, o marketing pode divulgar o nome do seu estabelecimento e fazer com que seu negócio seja mais conhecido pelo seu público e pelo mercado.
4. Aposte na inovação
Organização com melhor desempenho em inovação é mais propícia a crescer e superar os concorrentes. Entretanto, muitos empreendedores não sabem o que é inovar. Essa inovação pode ocorrer:
- nos produtos;
- na experiência de compra;
- nos serviços oferecidos;
- no pós-venda;
- na comunicação;
- no modelo da loja;
- nos processos internos.
Isso vai melhorar a eficiência da empresa e, consequentemente, seus resultados em relação à diminuição de perdas, gestão de estoque, entre outros pontos que envolvem o negócio.
5. Realize monitoramento constante
Não pense que essa avaliação dos concorrentes se faz somente uma vez. É necessário realizá-la com frequência, ou seja, a cada semestre ou ano, independentemente da sua área de atuação. O mercado está em constante transformação e sempre aparece alguém para competir pela preferência do consumidor. Portanto, é bom ficar de olho.
Realizar esse trabalho é primordial para manter a sua marca competitiva no mercado e se destacar dos concorrentes. Dedique uma boa quantidade de tempo às pesquisas e à avaliação dos dados, a fim de ter uma base melhor para elaborar estratégias que coloquem você em primeiro lugar na mente do público.
Gostou das dicas? Então, aproveite para aprender também por que fazer uma análise da concorrência é tão importante para o seu negócio!