No artigo de hoje vamos abordar de maneira breve as 5 estratégias perfeitas para alavancar as vendas no açougue. Elas não são interdependentes, de forma que ainda que você não consiga aplicar imediatamente todas essas estratégias, ainda haverá aumento nas suas vendas. Porém, é claro que se você conseguir aplicar todas essas cinco estratégias no seu açougue, as vendas irão aumentar muito mais.
1- Aposte no auto serviço
Ofereça aos seus clientes produtos de auto serviço, onde eles possam escolher sem precisar enfrentar filas. Para isto, coloque em bandejas os itens que você tem disponíveis no mix do açougue. Trabalhe com a mesma qualidade e os mesmos cortes, tanto de bovinos, quanto de suínos e de aves, isto fará com que seu cliente se sinta mais à vontade e faça suas compras com mais praticidade. Ao evitar que ele enfrente filas e tenha a disponibilidade dos mesmos itens que encontraria no atendimento no balcão, você o fideliza. Para isto tenha uma mão de obra especializada, um açougueiro que saiba embalar cada tipo de produto de forma bonita e adequada. Além de oferecer mais praticidade para seu cliente, você agrega valor ao produto e aumenta suas vendas, tendo mais um ponto de venda dos itens que já oferece no seu açougue.
2- Ofereça variedade de produtos
Trabalhe com uma boa variedade de cortes bovinos, suínos e aves, pois é muito importante que seu cliente encontre o que procura. Um dos erros mais comuns é oferecer toda a linha de cortes bovinos no açougue e não se preocupar em oferecer a mesma variedade com suínos e aves. Os cortes de aves e suínos tem diversas embalagens diferentes e modos de comercialização, variando desde cortes nobres temperados, cortes resfriados e congelados. Um bom exemplo são os cortes suínos nobres já temperados e embalados à vácuo, como picanha e alcatra suína que agradam bastante em um churrasco ou assado. Procure oferecer cortes de aves em bandeja congelados e in natura, temperados e a granel. Itens como frango a passarinho, por exemplo, têm uma ótima saída e você agrega valor e praticidade ao produto. Trabalhe também com uma boa variedade de embutidos, como linguiças temperadas com especiarias, queijo ou mistas, pode ter certeza de que vale a pena e suas vendas vão aumentar.
3- Mantenha a organização da seção
Procure manter os balcões de exposição de cortes e os refrigeradores de auto serviço organizados e bem abastecidos. Separe os cortes evitando alocar no mesmo balcão carnes suínas, bovinas e principalmente aves e peixes. Os cortes de frango têm um alto índice de contaminação, por exemplo, e os peixes têm um modo de exposição próprio. Depois de separar o leiaute por tipo de produtos e tudo estar bem organizado e abastecido, decore os balcões de carne bovina com folhagens, como alface por exemplo, além de ser um custo muito baixo, o contraste do verde das folhagens com o vermelho da carne deixa a exposição muito atrativa e o produto mais vendável no açougue.
4- Mantenha uma limpeza rigorosa da seção
A limpeza do setor de açougue é algo imprescindível e deve ser tratada com prioridade. Dependendo do movimento que você tem em seu açougue, a limpeza do chão, dos equipamentos e dos ralos deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia no mínimo, evitando proliferação de bactérias e cheiro indesejável. Para isto, utilize produtos específicos para a limpeza de açougues, atentando-se para o fato de que água sanitária e determinados tipos de detergentes são proibidos pela vigilância sanitária, pois existe o risco de contaminação dos produtos e são ineficazes na eliminação de bactérias. Além de uma limpeza rigorosa invista em máscaras, luvas e toucas, dando preferência as toucas de tecido tradicionais, pois elas deixam o colaborador com um visual mais sofisticado e não possuem abas como os bonés, que atrapalham a visão que o colaborador tem do cliente e isto não é desejável. E por último invista em luzes com caixas coletoras para moscas e barreiras de ar, porque estes equipamentos são muito eficazes no controle de moscas. Todo este investimento proporcionará em seu açougue um visual e aroma agradáveis, seu cliente perceberá isto e você o fidelizará pelo impacto visual.
5- Invista na iluminação correta do se seu açougue
Parece algo sem muita relevância ter uma iluminação adequada em seu açougue e em seus balcões, mas uma iluminação inadequada pode causar prejuízo e inclusive inibir a venda, principalmente de cortes bovinos. A iluminação dos balcões e áreas de atendimento deve ser de tonalidade amarelada e quente, as luzes com tonalidade branca e fria “queimam” mais rápido a carne refrigerada que for exposta, além de desvalorizar os tons vermelhos dos cortes. Invista em uma iluminação adequada e seus cortes estarão sempre bonitos e com um vermelho vivo por mais tempo.
Gostou das dicas? Que tal ficar por dentro de todas as novidades que postamos em nosso blog? Para isso, assine nossa newsletter e siga nossa página do Facebook e não perca nenhum novo conteúdo.