Mais do que aumentar o ticket médio, você sabe como fazer o seu cliente comprar mais produtos na sua loja? Uma coisa é o valor da compra, que está relacionado ao ticket médio, e outra coisa é a quantidade de itens que ele compra. E tanto o ticket médio quanto o número de itens adquiridos em cada compra são métricas que devem estar sempre presentes no seu controle de gestão do varejo.
Isso porque ambas as métricas te ajudam a compreender melhor sobre o comportamento de compra do seu consumidor e, também, permitem que você possa fazer ações assertivas para aumentar as suas vendas. Como já falamos aqui no blog o que você pode fazer para aumentar o ticket médio, o assunto de hoje é como aumentar a quantidade de produtos que o seu cliente compra. Confira!
1. Cross Selling
Também conhecida como venda cruzada, ela acontece quando são oferecidos produtos complementares. Utilizar essa técnica é possível tanto n aloja física quanto na loja virtual. Exemplo de vendas cruzadas, isto é, produtos que combinam: café e filtro, refrigerante e pizza, cerveja e petiscos, etc.
2. Compras por impulso
Essa técnica pode ser aplicada de várias formas, por exemplo: montar uma frente de caixa com guloseimas; fazer um espaço de exposição especial com itens promocionais ou que estão com o prazo de validade próximo; colocar uma geladeira cheia de bebidas geladas próximas à entrada ou à saída da sua loja; oferecer opções de food service, isto é, comidas prontas para comer.
3. Promoções condicionadas
Essa técnica além de aumentar o ticket médio, também aumenta a quantidade de itens levados pelo cliente. Funciona da seguinte maneira: a cada x reais em compras, determinado produto sai a um preço melhor. Por exemplo, o leite custa 5 reais. Mas a cada 50 reais em compras, o cliente pode levar 1 leite a 2,99. Se o cliente compra 100 reais, ele pode levar 2 unidades do leite a 2,99. Se comprar 150, pode levar 3 unidades a 2,99 e assim por diante. O segredo é colocar algum item que seja atrativo para o seu cliente, porque essa técnica não surtirá efeito se o item promocionado for um produto pouco desejado.
4. Sistema de som com anúncios de ofertas
Seu cliente está andando por sua loja buscando um pacote de arroz e escuta no sistema de som a oferta de um extrato de tomate e também de um multiuso. Sua intenção inicial era a de comprar somente o arroz, mas o anúncio das ofertas no sistema interno de som da loja o fez lembrar que esses itens são necessários no momento. Utilizar essa técnica é muito útil para fazer com que o cliente que já está no seu supermercado compre mais itens do que planejava.
A partir de hoje, com essas 4 dicas você está preparado para estimular o seu cliente a comprar mais na sua loja. Gostou do conteúdo? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso a mais conteúdo sobre o setor.