As transformações digitais mudaram o mundo e o varejo não ficou de fora. É notória e comprovada a consolidação do comércio eletrônico em diversos setores, inclusive o varejista. Entretanto, o varejo físico demonstra tendências fortes quando se fala em inovação e transformação digital.
No artigo de hoje, trouxemos para você tendências muito interessantes para o varejo que podem ser colocadas em prática no seu negócio antes mesmo que a concorrência tenha conhecimento dessas tendências!
Digitalização do troco
Uma solução para problemas como: falta de troco, sangrias excessivas e insegurança sanitária.
O dinheiro em espécie, isto é, em moedas e em cédulas, é um meio de propagação intensa de vírus, já que possui alta circulação e dificilmente pode ser higienizado. Pensando nisso, o troco digital é uma alternativa mais segura do ponto de vista sanitário. Além disso, essa solução é excelente para evitar transtornos como correr atrás de moedas ou trocar cédulas com lojistas próximos, e também pode diminuir a frequência de sangrias, economizando o tempo gasto contando o dinheiro em espécie.
- Como funciona: o consumidor pode optar por receber o troco digital após o operador do caixa fechar a venda. Através de um aplicativo, o estabelecimento irá creditar o dinheiro direto no CPF do consumidor, que nem mesmo necessita de uma conta bancária, podendo usar ou transferir os valores pelo app.
Saque no varejo
Uma solução para problemas como: a diminuição no número de caixas eletrônicos e de agências bancárias pelo país.
Essa tendência tem forte potencial para atrair pessoas para o estabelecimento com o conceito de que as lojas não sejam apenas locais de compras, mas um mix de conveniência, produtos e serviços. Essa solução oferece a possibilidade de realizar o saque sem que o cliente precise comprar nada em troca ou pagar pela operação. Ressalta-se ainda que essa solução vai ajudar muito as pessoas que vivem mais afastadas dos grandes centros, que são as que geralmente não têm um caixa eletrônico por perto.
- Como funciona: por meio de cartões de débito ou pré-pagos, o consumidor pode realizar saques nos caixas dos pontos de venda.
PIX como opção de pagamento
Uma solução para problemas como: taxas altas das máquinas de cartões e demora no recebimento dos valores.
O PIX está cada dia mais difundido no país e a moda pegou rápido. Para o consumidor, a maior vantagem é a rapidez e a facilidade de realizar pagamentos, além do custo ser zero para utilizar o recurso. Acertou em cheio ao baratear as transações! Já para quem não é pessoa física, o PIX pode trazer taxas, mas depende. As pessoas jurídicas podem ser cobradas ou não pelas transações via PIX, mas isso é uma escolha de cada instituição bancária. Lembrando que existem algumas que não cobram nada nessas transações via PIX. Por isso, verifique com o seu banco e avalie isso quando for trocar ou contratar uma nova instituição bancária.
- Como funciona: O recebimento ocorre no ato. Através do seu internet banking o cliente realiza o PIX, seja por chave de QR Code, celular, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória.
Gostou do artigo de hoje? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar, de um jeito esclarecedor e objetivo.