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Dicas de como criar uma experiência positiva e completa para o consumidor

  • junho 23, 2022

Quando falamos de criar uma experiência completa e positiva para o consumidor, imediatamente vem à mente a experiência sensorial. Isso ocorre porque ela aguça de forma completa os cinco sentidos do cliente, de diversas formas possíveis, sem ser invasivo ou desconfortável. Seja no ambiente físico ou digital, a experiência sensorial oferecida precisa ser coesa e homogênea.

Entretanto, sabemos que por limitações tecnológicas o digital ainda não consegue suprir, como por exemplo, o sentido do olfato, do tato e do paladar. Mas ainda é possível encantar sensorialmente pelos sentidos da audição e da visão. No artigo de hoje, daremos dicas para todos os cinco sentidos. Depois disso, é a sua missão encontrar formas de aplicar isso no seu negócio.

Sugestões para aplicar o marketing sensorial no seu negócio:

  1. Visão

Esse com certeza é o sentido mais explorado e provavelmente é também o mais importante. A fachada da sua loja precisa estar em bom estado, limpa, com a pintura em dia e com cartazes bem-posicionados. Uma fachada adequada vai ajudar a construir uma boa primeira impressão para o cliente. 

Faça cartazes com preços e promoções que ajudem a construir e fortalecer a identidade da sua marca. As cores para esses cartazes costumam ser vermelho e amarelo, mas você pode alterar por exemplo para cores da sua marca e trabalhar um registro de memória no seu cliente.

As gôndolas também aguçam a visão dos clientes de supermercados quando estão organizadas, limpas, bem montadas e com os produtos expostos com os rótulos para frente. 

Garantir que a sua loja tenha uma boa iluminação também é uma maneira de aguçar os sentidos do cliente, assim ele consegue ver os produtos que deseja e, além disso, sente-se confortável enquanto estiver na loja. 

Para complementar o marketing sensorial de visão no seu supermercado, existe uma estratégia chamada mídia indoor. Esse formato de comunicação permite que você disponibilize, por meio dos seus displays (monitores e telas), conteúdos variados. 

2. Olfato

Sabe o cheiro de pão quentinho saindo do forno? E de um café recém passado? Se o seu supermercado possui padaria, utilizar essa estratégia é fácil. Você pode programar a produção de pães para os horários de maior pico, assim, quando a sua loja estiver cheia de clientes o ambiente estará perfumado com um dos cheiros mais queridos pelos brasileiros, o de pão quentinho saindo do forno.

Além do aroma do pão e do café, também é importante garantir que o seu supermercado tenha um “perfume” agradável de limpeza, já que esse cheirinho ajuda a transmitir para o seu cliente o fato de o seu PDV ser limpo e higienizado constantemente. 

3. Paladar

Uma excelente forma de aguçar o paladar é promover degustações de produtos no seu PDV. Essa também é uma forma de fazer parceria com a indústria e fornecedores, já que produtos com degustação costumam chamar bastante a atenção das pessoas.

Entretanto, sabemos que atualmente ainda não é muito recomendado fazer degustações dentro do seu supermercado. Em breve é possível que essa ação volte a se tornar possível.

Apesar disso, é possível estimular o paladar dos seus clientes de outras formas. Dando boas sugestões de receitas nas suas redes sociais, comunicando-se com os clientes via WhatsApp e SMS também dando dicas de receitas e encartes especiais que “abram o apetite”, entre outros.

4. Audição

Ter um bom som ambiente também é algo importante para aguçar o sentido da audição.

Por isso, aposte em uma playlist que toque em uma altura adequada, sem incomodar ninguém e evitando a poluição sonora. Essa playlist precisa fazer sentido para sua loja e seus consumidores. Se fizer parte da identidade do seu negócio ser moderno, invista nas playlists das mais tocadas no mundo. Se a sua identidade for mais gourmet, talvez uma boa ideia seja uma playlist de músicas lounge, mais sofisticadas. E assim por diante.

Também, aproveite o sistema de som interno para transmitir informações importantes para os seus clientes. É possível dar informações de horário de funcionamento, falar sobre promoções e descontos do dia, entre outros.

5. Tato 

Por fim, talvez o sentido menos óbvio para ser trabalhado. Mas não é o menos importante. Veja só, assim que o seu consumidor chega na sua loja, uma das primeiras coisas que ele toca é no carrinho de compras e na cestinha. 

Para que o sentido do tato seja estimulado de forma positiva, garanta que seus carrinhos e cestinhas estejam em boas condições de uso e, é claro, sempre corretamente higienizados. 

Essas dicas são pontos de partida para incentivar a sua criatividade e não são, de forma alguma, limitantes ou restritivas. Você pode criar e inventar novos jeitos para encantar seus clientes com o marketing sensorial! Agora que você já sabe mais sobre como estimular os cinco sentidos do cliente no seu supermercado, aproveite para colocar em prática.

Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!

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